AJS, São Cristõvão | Acampamento Corujão Auxilia
AJS, São Cristõvão | Acampamento Corujão Auxilia
14 de agosto de 2020 Por pauloEm 14 de agosto de 1974, véspera da festa de N. Senhora da Assunção, falecia santamente nosso venerando irmão Dom Lustosa, que residia nos últimos anos de sua longa vida no aspirantado de Carpina. Boa parte dos salesianos adultos o conhecemos e somos testemunhas de sinais de santidade em sua simpática figura. Duas coisas chamavam a atenção nele: seu vasto conhecimento e sua grande humildade.
Sua vida, como um bom filho de Dom Bosco, foi marcada pela devoção a Nossa Senhora. Nasceu na festa de N. Senhora de Lourdes de 1886 (11/02/1886) e faleceu na véspera de N. Sra. da Assunção, padroeira de Fortaleza, onde foi bispo por 22 anos (14/08/1974). No ano passado, na festa dos 45 anos de sua páscoa, a Arquidiocese de Fortaleza promoveu solenes celebrações na Catedral Metropolitana.
Neste ano, apesar de as igrejas na Arquidiocese ainda estarem fechadas, haverá Missa de Ação de Graças pelo processo de canonização de Dom Antonio Lustosa e pelos 46 anos de sua páscoa eterna. A celebração eucarística, marcada para hoje às 17 horas, será presidida por Pe. Abimael Nascimento, MSC, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Aerolândia e assessor teológico da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, em Fortaleza. A celebração será transmitida no facebook e no instagram do Instituto Josefino.
O Instituto Josefino define-se como uma Família de Vida Consagrada Religiosa, fundada em Fortaleza, Ceará, Brasil, no dia 04 de janeiro de 1933, tendo por fundadores Monsenhor Luís de Carvalho Rocha, Rosita Paiva e Dom Antônio de Almeida Lustosa.
Pe. Sérgio Lúcio, colaborador e promotor no Brasil da Causa de canonização de Dom Antonio de Almeida Lustosa, escreveu recentemente em relatório comunicado aos irmãos da Inspetoria: “Enquanto a fase documental está sendo finalizada, na esperança que em breve a Igreja o declare Venerável, temos aqui no Brasil uma importante e fundamental missão a cumprir: fazer cada vez mais conhecido o testemunho da vida cristã de Dom Lustosa; popularizarmos sua figura no meio da nossa família salesiana e do povo fiel; rezarmos a Deus pedindo pela sua canonização e invocando a intercessão de Dom Lustosa em nossos pedidos e súplicas a Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Por Comissão Inspetorial de Comunicação