Enarse e Enel – Um futuro com entusiasmo

Enarse e Enel – Um futuro com entusiasmo
2 de outubro de 2018 Por paulo“ O mar não está para peixe….”
Quando um grupo de educadores se reúne, muitas vezes, o pessimismo (muito justificado) acaba dominando os ânimos e sonhos de muitos.
O tema “educação” parece possuir uma função catalizadora, isto é, todos concordam que vai mal e que não é valorizada.
Esta unanimidade diante do atual cenário educativo do Brasil possui indicadores e dados realmente inquestionáveis.
Também os educadores (as) salesianos vivenciam este clima desafiador.
Contudo, mesmo convivendo com esta situação educacional inaceitável, os educadores salesianos encontram muitas e fortes razões para continuar acreditando na educação.
Esta fé baseia-se numa outra grande crença: acreditam nos jovens.
Por acreditar nos jovens, encontram estratégias que ajudam muito a valorizar e melhorar a prática educativa.
Neste sentido, este encontro nacional de educadores e gestores salesianos, reunidos em Brasília, anualmente (Enarse e Enel), buscam aprofundar as razões de seu ministério de mediadores do projeto de felicidade de seus alunos e família.
Em clima de reflexão, partilha e otimismo os desafios são encarados como oportunidades: a forte concorrência de grandes grupos econômicos que estão chegando na educação básica, a velocidade vertiginosa da inovação tecnológica, a lentidão da melhoria do ensino público, a necessidade de formação continuada, a clareza de um projeto educativo pastoral…são alguns dos temas debatidos neste encontro nacional.
No final do encontro, a constatação de que o “mar não está para peixe”… vai se transformando em uma esperançosa convicção “ é necessário lançar as redes em águas mais profundas”
Este é o clima e o propósito que pudemos colher nos depoimentos dos participantes.
Como rede salesiana de escolas fica mais fácil e possível transformar o pessimismo em prática educativa transformadora
P. Nivaldo Luiz Pessinatti, sdb
Fortalecendo a Rede
Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em Brasília, o XVI ENARSE (Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas, integrado com o IX ENEL (Encontro Nacional dos Econômos Locais). A programação contou com aproximadamente 350 educadores das escolas Salesianas, como também de escolas parceiras.
Este ano, o tema que perpassou todas as palestras e atividades foi: ” “Inspirados no sonho dos nossos fundadores, fortaleçamos a unidade da nossa rede e consolidemos ações eficazes no cenário de mudanças educacionais”.
Um dos objetivos desse encontro é ampliar e fortalecer o espírito de rede, como também ser um espaço de encontro, partilha e aprendizagens.
Tivemos palestras, mesas redondas, trabalhos em grupos e painéis formativos com o intuito de oportunizar aos participantes conhecer, refletir e aprofundar tendências no cenário educativo como um todo.
A Editora Edebê se fez presente como parceira e importante apoiadora desse encontro. A mesma apresentou as novidades na sua produção de materiais didáticos para os anos vindouros.
Destacamos também a presença dos referentes para a Escola Salesiana da América: Ir. Ivone Goulart, que reside na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, em Roma, e o Pe. René Antonio Santos Gonzales, que veio da Guatemala.
Não podemos deixar de pontuar com grande alegria a presença dos estudantes do Centro Salesiano do Aprendiz do Distrito Federal (CESAM-DF), e das crianças da escola Salesiana São Domingo Sávio, do Núcleo Bandeirante que abrilhantaram o encontro.
Por Valéria Rodrigues
Participação do Centro Inspetorial: Padre Inspetor Nivaldo Pessinatti (Convidado de Honra); o Padre Eudes Barreto, membro da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil; o Ecônomo Ir. Diógenes Saraiva e o Controller Leonardo Oliveira.