FORMAÇÃO | Inspetorias celebrarão a Ordenação Diaconal de dois Jovens Salesianos

FORMAÇÃO | Inspetorias celebrarão a Ordenação Diaconal de dois Jovens Salesianos
19 de novembro de 2024 Por paulo“Nele vivemos, nos movemos e somos” (At 17,28)
Salesianos em Festa!
No próximo sábado, 23 de novembro, na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa (SP), será celebrada a Ordenação Diaconal de dois jovens salesianos de Dom Bosco: S. Pedro Francisco Xavier Neto, da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (BRE), e S. Castelo José Alberto Faustino, da Inspetoria Salesiana de Moçambique (MOZ).
A Solene Celebração Eucarística contará com a Imposição das Mãos e Prece pelo Exmo. Revmo. Dom Hilário Moser, sdb, bispo emérito de Tubarão/SC.
O Nordeste Hoje entrevistou o S. Pedro Francisco, e você confere a seguir:
Como foi o despertar para ser um salesiano de Dom Bosco?
Ainda criança, a semente da vocação salesiana foi plantada em meu coração no período em que fui aluno e oratoriano das Filhas de Maria Auxiliadora em Recife-PE. Após vários anos, chegou um momento em que eu não consegui mais calar a voz do Senhor em mim e quis dedicar minha vida a salvar outros jovens: fazer aquilo que um dia outros, através da espiritualidade salesiana, fizeram por mim. Eu acredito do fundo do coração que o nosso carisma é capaz de transformar e salvar pessoas. Sendo assim, em 2014 ingressei no Aspirantado e em 31 de janeiro de 2017 fiz a primeira Profissão Religiosa, abrindo, de fato, o período de vida religiosa consagrada.
Para você, qual perfil e características devem ter o salesiano para os jovens de hoje?
• Presença efetiva e afetiva. Como disse Dom Bosco não basta amar, é preciso demostrar que ama. Hoje, temos várias maneiras de estarmos presentes, nos vários tipos de pátios, inclusive o virtual, por exemplo.
• Escutar e acompanhar: É preciso ser disponível para escutar e acompanhar os jovens, sem pré-conceitos, mas com abertura e caridade pastoral diante da realidade de cada um.
• Testemunho: O salesiano deve transparecer na maneira de pensar e agir a opção de vida ele fez. O maior dom que um SDB pode dar aos jovens, na minha opinião, é o testemunho de busca pela santidade. Afinal, este é o objetivo primeiro de alguém que deseja fazer parte da Congregação salesiana.
Qual seu lema escolhido e qual o seu significado?
Foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40).
Esse versículo está no contexto do relato em Mateus do Juízo final. Jesus, tendo os povos da terra reunidos diante dele, colocará uns a sua direita e outros a esquerda. Aos da direita, os convida para o Reino eterno, pois eles deram de comer, beber, cuidaram dos doentes, visitaram as prisões e fizeram outras obras de misericórdia e amor. O Senhor afirma, no texto de Mateus, que todas as vezes que eles fizeram isso a um dos irmãos que necessitavam, foi feito para Ele próprio.
Isso me motiva a ter em mente que todo o bem que eu fizer como salesiano ordenado, não deve ser como que um trabalho social ou ativista. Mas sim, devo ver a pessoa de Jesus Cristo em cada destinatário que a mim for enviado por Deus.
Durante toda a etapa formativa salesiana, quais foram os fatos mais marcantes?
Ainda, não conclui a formação inicial. Mas, até então a etapa que mais me marcou foi o tirocínio/assistência em Juazeiro do Norte-CE (2020/2021). Foi um tempo de confronto, de avaliação e de amadurecimento, através dos acontecimentos ordinários e cotidianos da missão. Aprendi, inserido numa comunidade em ação, a viver com certa autonomia, tomar decisões, assumir responsabilidades e ir experimentando o “doar-me aos outros”. Senti-me muito contente em estar com os meus destinatários, especialmente os pré-noviços, adolescentes e jovens da AJS e do Colégio. Busquei, sempre, criar um ambiente de alegria, espontaneidade e firmeza.
Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social