FORMAÇÃO | Mensagem de agradecimento dos neoprofessos

FORMAÇÃO | Mensagem de agradecimento dos neoprofessos
27 de janeiro de 2025 Por Renata CruzDurante a celebração da Primeira Profissão Religiosa, um momento de grande emoção marcou a cerimônia. Em um contexto de fé e compromisso, os presentes testemunharam as palavras de agradecimento proferidas por Matheus Abraão da Silva, BRE. Sua mensagem, carregada de gratidão, destacou a importância do reconhecimento e da valorização do caminho vocacional percorrido até ali.
Matheus expressou alegria pela consagração religiosa e gratidão a Deus, à Família Salesiana e aos formadores. Ele ressaltou o significado do chamado e do compromisso de servir com generosidade e fé, um gesto de reconhecimento que lembrou a todos a beleza do dom da vocação.
Agradecimentos
Dou início à minha fala recordando que Dom Bosco pedia que vivêssemos em um clima de família, que nos ajuda a crescer e caminhar rumo ao Reino de Deus. Por isso, gostaria de agradecer, em nome dos neo-professos, a todos que, formando essa família, contribuíram em nossa caminhada formativa, pois não chegamos até aqui sozinhos.
De maneira singela, entregamos um pequeno mimo como sinal de nossa gratidão:
Aos Inspetores: Reverendíssimo Padre Francisco Inácio Vieira Júnior, da Inspetoria de Recife, Reverendíssimo Padre Alexandre Luís de Oliveira, da Inspetoria de São Paulo, e Reverendíssimo Padre Ademir Ricardo Cwendrych, da Inspetoria de Porto Alegre, pelo cuidado e zelo com que conduziram este Curatorium.
Ao Padre Herison Leandro da Silva Cavalcante, nosso mestre, a gratidão pela delicadeza e bondade com que nos conduziu até aqui, oferecendo o melhor de si para nos proporcionar uma boa formação na vida religiosa e no carisma salesiano.
Ao Padre Ademar Pereira de Souza, vice-diretor da comunidade e nosso professor, que, com seu jeito calmo e sereno, nos ensinou a virtude da oração e a história da vida consagrada.
Ao Irmão Antônio Cibin, pelo seu bonito testemunho de fé, pela grande paciência para conosco e pela educação no trato.
Ao Irmão Francisco Diógenes da Cunha Saraiva, pela solicitude e disponibilidade, pelo cuidado com a nossa presença religiosa e pela convivência fraterna, leve e cheia de humor.
Ao Padre James de Lucena Galvão Batista, Diretor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, por nos fazer ansiar pelo coração oratoriano e procurar olhar o irmão com humanidade.
Ao Salesiano Narcílio Vinícius de Moura, que foi nosso assistente durante este ano, pela sua alegria contagiante, seus ensinamentos sobre autoestima e por ser luz em nossa formação.
E a todos vocês aqui presentes, salesianos, familiares e amigos que nos acompanharam durante a caminhada e nos incentivaram a perseverar. Saibam que, por intermédio de vocês, sentimos a presença e o amor de Deus em nossas vidas.
Por isso, antes de encerrar a minha fala, reafirmo o nosso lema: “Enviados a sermos sinais de amor e unidade para os jovens”, adaptado do artigo 49 das Constituições Salesianas. Assim, relembramos os 150 anos da primeira expedição missionária salesiana cujo destino foi a América. Lembrando que fazemos parte de uma família e que, juntos, voltamo-nos aos jovens. Com isso, seguimos os passos de nosso pai e fundador, São João Bosco, a ponto de gastar a nossa vida como educadores-pastores dos jovens, especialmente os mais pobres.
Queremos, assim, ser enviados de Deus, missionários em meio aos jovens. Convido, agora, cinco jovens cuja ajuda e empenho em nossa ação pastoral faz concretizar o sonho de Dom Bosco. Junto a eles buscamos agradecer a constante presença de nossa mãe, quem sempre nos guiou em nosso caminho vocacional. Para tal, realizaremos um bonito ato de entrega a Maria Auxiliadora dos Cristãos, junto a alguns jovens que representam a juventude a quem somos enviados.
Jaboatão dos Guararapes, 26 de janeiro de 2025