“O Mês de Maio de 2023, mês tão marcante para todos os que bebem da espiritualidade salesiana e, também para a Igreja, mês destacado por uma mais intensa devoção à Virgem Maria, foi marcado por diversas atividades na Comunidade São Tomás de Aquino, em São Paulo.
Já a primeira semana do mês foi marcada pela realização do retiro trimestral, o qual, além dos membros da comunidade, contou com a presença dos salesianos da Comunidade São José, o estudantado de Filosofia de Lorena – SP e outros salesianos das presenças circunvizinhas ao Alto da Lapa, membros da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (BSP).
Todos estiveram congregados em torno do relevante tema do Ano Vocacional 2023: “Vocação: Graça e Missão”.
Neste ínterim, de modo muito especial e particular, os salesianos da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (BRE) puderam receber a visita do seu Inspetor, o salesiano P. Francisco Inácio Vieira Júnior. Fraternalmente, o Padre Inspetor partilhou de diversos assuntos referentes à própria inspetoria, além de oferecer sua escuta a cada irmão, ao longo de sua estadia. Como forma de confraternização, os jovens salesianos da Inspetoria de Recife prepararam um jantar muito especial, revivendo as festividades, sabores e alegrias próprias da região nordestina.
Sendo também um mês muito festivo na vivência da Santidade Salesiana, os salesianos da Comunidade São Tomás de Aquino puderam celebrar a vida e o testemunho de São Domingos Sávio e de Santa Maria Domingas Mazzarello, inclusive junto às Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora da comunidade também localizada no bairro Lapa, em São Paulo. Ambas as celebrações foram oportunidades de renovar e fortalecer o sentido de pertença a um carisma forte e confirmadamente santificador.
Prosseguindo na vivência do Mês Mariano, ingressou-se então na novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora. Havendo uma programação muito serena e propícia, todos os dias da novena da Padroeira da Congregação Salesiana foram bem direcionados, contando com orações próprias, a Santa Missa, a presença e a participação de diversos padres e irmãos das proximidades. De modo especial, estando em visita à Inspetoria de São Paulo, a celebração da segunda-feira, dia 22 de maio, foi presidida pelo salesiano P. Miguel Ángel Garcia, Conselheiro Mundial para a Pastoral Juvenil Salesiana. Em sua homilia, o Padre Miguel SDB ressaltou a constante necessidade de os salesianos serem sinais e portadores do amor de Deus aos jovens.
O dia 24 de maio, Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, fora intensamente celebrado, conforme se recomenda na tradição legada por São João Bosco. Pela manhã fora celebrada a Santa Missa no Instituto Salesiano de Teologia, Campus Pio XI, contando com a presença de todo o corpo discente e docente e demais colaboradores da instituição. Além da Celebração Eucarística, a comunhão prosseguiu com uma manhã especial de convivência entre os participantes, partilha de lanche, jogos esportivos e atividades que culminaram com um almoço. O clima festivo continuou ao longo do dia, entre os salesianos e membros da Família Salesiana, sendo estendida à noite, na Paróquia São João Bosco, momento em que os salesianos em formação, em solene ofertório, puderam depositar no Altar do Senhor os respectivos pedidos para a admissão às ordens do leitorato e do acolitato.
Culminando toda a riqueza espiritual do Mês Mariano, o dia 31, Festa da Visitação de Nossa Senhora, como coroação da profunda gratidão por todas as experiências vivenciadas, celebrando a alegria do testemunho e dos ensinamentos de Nossa Senhora, com a presença de jovens em experiência vocacional local, a Comunidade São Tomás de Aquino concretizou mais uma expressão de amor para com a Mãe e Mestra da Sociedade de São Francisco de Sales: todos puderam oferecer, solenemente, rosas à imagem da Virgem Auxiliadora. Assim se encerrou um mês muito belo cujo carinho e recordações, certamente, perdurarão nos corações de todos os consagrados Salesianos de Dom Bosco.”
Por Amós Santiago
Por Amós Santiago