FORMAÇÃO | No Noviciado, em Jaboatão (PE), Curso de Introdução aos Sacramentos com o Pe. Luiz Eduardo Baronto

FORMAÇÃO | No Noviciado, em Jaboatão (PE), Curso de Introdução aos Sacramentos com o Pe. Luiz Eduardo Baronto
ANIMAÇÃO DAS VOCAÇÕES APOSTÓLICAS 1 de novembro de 2022 Por pauloAconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, na comunidade do Noviciado Salesiano, em Jaboatão dos Guararapes-PE o curso de formação para os noviços sobre o tema: Introdução aos Sacramentos, ministrado pelo Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo – Sé.
Pe. Baronto iniciou o curso de introdução aos sacramentos ouvindo os noviços sobre a compreensão que cada um possuía ao falar de “Liturgia”. Após o momento de escuta, foi desmistificando algumas coisas e apresentando o que de fato ela é, através de passagens bíblicas, o que apresenta o Catecismo da Igreja Católica, o documento Sacrosanctum concilium e a encíclica Deus caritas est, de Bento XVI.
Ainda foi apresentada a evolução do culto religioso no decorrer da história do povo de Deus até a liturgia atual, que tem como ponto central o mistério pascal de Cristo e também Sacramentalidade da liturgia e a importância desses sinais sensíveis para a vivência da fé; além de partilhas e dúvidas de como trabalhar e apresentar o tema dos sacramentos com os jovens nos diversos contextos pastorais vivenciados.
O curso contou também com a Celebração Eucarística da memória do Beato Miguel Rua, presidida pelo Pe, Luiz Baronto, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora; que neste mesmo dia, celebrou com toda a comunidade salesiana do noviciado seus 25 anos de ordenação presbiteral.
Por Vitor Miguel