FORMAÇÃO | O Discurso de agradecimento do Neosacerdote Deyvison José
FORMAÇÃO | O Discurso de agradecimento do Neosacerdote Deyvison José
12 de dezembro de 2023 Por pauloDurante sua Ordenação presbiteral, que aconteceu neste último sábado, 09 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora do Ó (Ipojuca, PE), o Pe. Deyvison José proferiu uma mensagem de muita alegria e gratidão. Confira:
“Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.
Queridos irmãos e irmãs, o que falar mais depois de tudo que vivenciamos e presenciamos nesta celebração?
Palavras me faltam para expressar a enorme alegria que invade o meu coração neste momento.
Realmente, é um momento de rendermos graças pelo dom da vocação derramada em sua Igreja.
Dia de grande Júbilo e grande alegria em minha vida, na vida desta comunidade paroquial que me viu crescer, dar os primeiros passos na fé, como, também, a todos que me acompanharam até aqui. Em minha vida, a imagem do caminho sempre foi muito forte. Caminho como estrada que inspira e desafia. Pois, para iniciar uma jornada, é necessário dar os primeiros passos, nem que sejam, no primeiro momento, tímidos e temerosos.
É necessário caminhar. A experiência no caminho de Emaús me recorda que, para sentir o coração arder de amor, é necessário escutar o mestre que ensina, que fala diariamente na realidade da vida concreta das pessoas mais simples. Sentir o coração arder é, para mim, redescobrir a motivação primeira que me empurra para frente e me inspira na ousadia de teimar e insistir na decisão de amar sempre e partilhar a vida com os irmãos e irmãs. Sempre escutei, em minha caminhada inicial, que o padre não cai do céu pronto e nem é um ser perfeito e infalível, mas, que busca em um processo pessoal e comunitário, configurar-se a pessoa de Cristo tendo como imagem referencial Jesus Cristo Bom-Pastor.
Nesta estrada, nunca caminhei sozinho, pois na alegria da vivência da comunidade me sinto feliz e motivado a continuar o segmento de jesus, agora como padre para servir ao povo de Deus, especialmente aos jovens. Como salesiano, aprendi que a virtude que orna o coração de um jovem é a virtude de gratidão. Por isso, quero, aqui, expressar minha sincera gratidão. Em primeiro lugar a Deus por ter me dado a vida e me concedido a graça da vocação, permanecendo comigo em todos os momentos em minha caminhada como também a todos os meus familiares.
De forma especial, aos meus irmãos Deise Letícia e Rogerio Júnior. Obrigado por tudo, por todo o apoio, por estar comigo em todos os momentos difíceis.
Aqui, faço uma especial recordação daqueles que foram meus alicerces e me ensinaram como ensinava Dom Bosco – a ser um bom-cristão e honesto cidadão, os meus pais e meus avós; em feliz memória; minha mãe Josefa Iracilda de Melo Santana e Rogério José de Santana, aos meus avós Iraci Batista e Severino Melo. Minha gratidão a Inspetoria Salesiana do Nordeste, na pessoa do padre Francisco Inácio e a todos os meus irmãos salesianos e a todos aqueles que me ajudaram na formação inicial.
Ao nosso Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Jackson, que aceitou com prontidão o convite para celebrar conosco esta celebração. Meu muito e sincero obrigado, Dom Jackson.
A todas as comunidades que me ajudaram a me formar nestes últimos anos. De forma especial, as paróquias que me assistiram durante o meu Ministério Diaconal; a Paróquia Santa Luzia Jardim Nordeste (São Paulo) e a Paróquia Nossa Senhora das Dores (João Pessoa, Paraíba) – nas quais, exerci o Ministério Diaconal. Meu muito obrigado.
Minha eterna gratidão a toda a Paróquia Nossa Senhora do Ó (Ipojuca, PE), a todos que me viram crescer, a todos que me ajudaram, me deram forças, que estavam comigo em todos os momentos rezando por mim. Muito obrigado. Graças às orações de vocês, hoje estou aqui.
E, de forma especial, na pessoa do Pe. Douglas Severo, que não mediu esforços na preparação desta linda festa. Muito obrigado, Pe. Douglas pela sua amizade e pela sua proximidade de sempre. Gostaria de agradecer, também, a todas as autoridades civis do município e todos que apoiaram e ajudaram também na construção dessa festa como todas as equipes envolvidas. Ministério de Música, muito obrigado pelo desafio, muito obrigado mesmo! Deus abençoe.
Aos mestres de cerimônia, cada um de vocês, muito obrigado pela paciência, pela dedicação. Aos acólitos, a todos os meus irmãos salesianos e, também, os noviços – que estão aqui presentes aqui e que se preparam para sua primeira Profissão Religiosa.
A equipe de decoração Decorarte, meus irmãos e amigos, muito obrigado.
Aos Leitores, Acolhida, Recepção e todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização deste dia memorável.
A Banda Santa Cecilia, guardas e a todos os que ajudam neste momento. Enfim, a todos vocês amigos e amigas que estão aqui. E, vindo de longe ou de perto, como também aqueles que nos acompanham pela transmissão.
Se tem uma coisa que eu não posso esquecer é Daquela que, cedo, eu aprendi a amar e sentir-me muito amado por Ela.
Como filho desta terra, aprendi a invocá-la como a Virgem do Ó, a Senhora do Advento. Como filho de Dom Bosco, a chamá-la de Auxiliadora dos Cristãos.
Seja como for, eu a tenho como minha mãezinha.
Recordando, Ó Mãe, as tantas flores colhidas nos diversos jardins da vida, colho agora novamente para te oferecer como sinal de entrega do meu ministério presbiteral, para que possa com o coração ardoroso servir o Povo de Deus, especialmente os jovens.”
Pe. Deyvison José de Santana
Ipojuca, 09 de Dezembro de 2023
A Ordenação foi transmitida no Canal do YouTube da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga.
Confira: