FORTALEZA | Alunos viajam 169 km para aula de campo em Quixadá

FORTALEZA | Alunos viajam 169 km para aula de campo em Quixadá
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 27 de junho de 2023 Por pauloNa sexta-feira, 23 de junho, os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza embarcaram para uma excursão para a cidade de Quixadá, localizada no sertão central do estado e fica a cerca de 169 km de Fortaleza . A região é conhecida por sua paisagem exuberante, repleta de formações rochosas impressionantes e um ecossistema único.
A aula de campo começou com a chegada dos alunos a fazenda Não Me Deixes, lugar onde a escritora Raquel de Queiroz viveu e tirou inspiração para o seu livro “O Não Me Deixes”, onde mescla lembranças e gastronomia e apresenta algumas raridades da culinária sertaneja. Ainda na fazenda, os alunos tiveram contato com a história de Raquel de Queiroz apresentada pelo guia da excursão.
Após a visita à fazenda, a excursão seguiu para o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, ponto de romaria de fiéis cearenses e de outros estados, onde todos os fins de semana, devotos e visitantes comparecem ao local que também tem uma capela para orações.
Em seguida, foi a vez de conhecer o hotel Vale da Pedras, onde os alunos tiveram um momento de lazer, com direito a banho de piscina e almoço. E logo após, a turma segue para a famosa Pedra da Galinha Choca, uma formação rochosa emblemática da região. Os alunos se maravilharam e aproveitaram para tirar fotos e admirar a paisagem panorâmica ao seu redor. Durante a visita, guias locais compartilharam histórias e lendas relacionadas à pedra, enriquecendo a experiência cultural dos alunos.
A última parada foi o Açude Cedro, uma importante fonte de água para a região.
O Açude do Cedro, em Quixadá, foi a primeira grande obra hídrica realizada pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de entre 1877 e 1879 tendo sua obra finalizada em 1906 após diversas interrupções.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história por trás do açude e aprender sobre sua importância para a população local.
Através dessa vivência, os estudantes puderam expandir seus horizontes, tanto em termos de conhecimento quanto de perspectivas culturais. Como relatou o aluno Fábio Augusto do 1°ano do Ensino Médio: “É muito bom conhecer a importância do meio ambiente e entrar em contato com a rica história e cultura do Ceará que é tão rica e diversificada. Acaba trazendo um sentimento de orgulho pelo nosso estado.”
A excursão contou com a presença de 40 alunos, a partir do 8°ano do Fundamental 1 ao 3°ano do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de explorar a beleza natural de Quixadá, apreciar suas formações rochosas impressionantes. A excursão promoveu a interação entre os alunos, professores e guias, fortalecendo laços de amizade e estimulando habilidades sociais e trabalho em equipe.
Fotos e Texto: Victor Delvico
Revisão: Gabriel de Oliveira