IGREJA | Pensar juntos, caminhar juntos

IGREJA | Pensar juntos, caminhar juntos
9 de janeiro de 2026 Por pauloTerminou ontem, em Roma, uma importante reunião do Papa com 170 cardeais.
Esse tipo de reunião é chamado Consistório. Consistório é a reunião dos cardeais com o Papa, uma reunião para refletir sobre assuntos importantes da vida da Igreja.
Pensar juntos, caminhar unidos
Cardeal é um título dado a alguém convocado pelo Papa (o atual ou um anterior) para colaborar com o seu governo na Igreja.
Ǫuase todos são bispos. Eles são escolhidos em representação do mundo católico de todos os recantos do mundo.
Na Igreja, são atualmente 245 cardeais. O número faz referência ao grupo dos apóstolos que conviviam com Jesus e com quem Jesus mantinha frequentes diálogos. Era um grupo de 12. Na vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, estavam reunidos 120 discípulos e discípulas. O número de cardeais é 120 x 2 (um número aproximado a 240, hoje 245).
Os cardeais se reúnem em consistório para dialogar sobre determinados assuntos e definir prioridades e orientações para ação do Santo Padre à frente da Igreja.
Para este consistório que terminou ontem, os cardeais escolheram dois assuntos para a sua reflexão: a sinodalidade e a missão.
No início da solene reunião, o Papa Leão disse: “Sinto a necessidade de poder contar com vocês: foram vocês que chamaram este servo para esta missão!
Assim, gostaria de dizer que considero importante trabalharmos juntos, discernirmos juntos, buscarmos o que o Espírito nos pede.”
Ele chamou a atenção que o colégio cardinalício (o conjunto dos cardeais) não promove agendas pessoais ou de grupos, mas está atento à humanidade sedenta de paz. E a humanidade passa por situações preocupantes, como enfatizou o pregador na abertura dos trabalhos. Comentando o evangelho da tempestade no mar, ele disse: “Nós também vivemos em tempos de tempestades terríveis, marcados por uma violência crescente, desde o crime armado até a guerra. A diferença entre ricos e pobres está cada vez maior. A ordem global nascida após a última guerra mundial está se desintegrando. Ainda não sabemos quais serão os resultados da Inteligência Artificial. Se ainda não estamos inquietos, deveríamos estar”.
A busca de caminhos comuns para a missão em meio às dificuldades deste tempo continua. Em junho, haverá um novo consistório. E já se anuncia para 2028, a realização de uma grande Assembleia Eclesial.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


