INSPETOR | Concluídas todas a visitas inspetorias, em forma virtual
INSPETOR | Concluídas todas a visitas inspetorias, em forma virtual
14 de agosto de 2020 Por paulo“Esta modalidade online, sem diminuir a explícita função de governar e orientar, ofereceu a criação de um clima significativo de animação, de partilha e de alegria” (Pe. Nivaldo Pessinatti, Inspetor).
Na volta do Capítulo Geral 28, o Pe. Nivaldo Pessinatti, nosso Inspetor, após os dias de rígido isolamento previstos, movimentou-se para cumprir a extensa agenda de visitas inspetoriais deste ano. As visitas inspetoriais, evento canônico de animação e governo, foram todas realizadas virtualmente, atentas às indicações da Congregação para sua validade.
Iniciadas em 04 de abril, com a Casa de Aracaju, as visitas terminaram no início deste mês de agosto, com a presença de Caetés. Foram, ao todo, 12 visitas inspetorias nas comunidades religiosas e 02 nas comunidade educativas gerenciadas por leigos (EDB e Escola Auxiliadora de Jaboatão).
Combinados o dia e os horários, o inspetor estabeleceu um diálogo com a comunidade religiosa em uma sala comum. Este diálogo prosseguiu individualmente com os 60 salesianos. Com os leigos(as) líderes das várias CEPs locais (escola, paróquia, rádio, obra social, horto…) também aconteceram encontros por setores ou pastorais. Vários leigos (as) completaram sua participação, também, com um diálogo individual com o Pe. Inspetor. A ata da visita enviada à cada comunidade registra os principais elementos positivos, os desafios e as orientações necessárias.
Concluídas as visitas, o Pe. Pessinatti destaca alguns elementos de tudo quanto observou nestes meses de contato direto com as comunidades a partir do Google Meet e de outros recursos digitais:
– Houve efetiva e afetiva participação dos salesianos, especialmente dos “seniors”;
– O distanciamento físico acarreta graves desvantagens, contudo, a forma virtual proporcionou maior participação efetiva dos leigos (mais de 130 pessoas), maior transparência e alegria;
– Impressionou-me, particularmente, o testemunho de apreço declarado dos leigos em relação à missão dos consagrados e vice-versa, como também declarações apaixonadas pela missão educativa salesiana;
– O clima geral é de corresponsabilidade, por parte de todos, na busca de novas formas de evangelizar e educar;
– Esta modalidade online, sem diminuir a explícita função de governar e orientar, ofereceu a criação de um clima significativo de animação, de partilha e de alegria;
– Pude constatar um alto grau de satisfação por parte dos participantes.
A professora Elisângela Mendes, diretora da Escola Salesiana N. Sra. Auxiliadora, de Jaboatão, avaliou: “A visita inspetorial em nossa comunidade educativa, em primeiro lugar, foi bastante significativa para solidificar o espírito de comunidade salesiana e fortalecer ainda mais a nossa missão como educadores leigos à frente da missão que Dom Bosco deixou como legado. Mais gratificante ainda é sentir e saber que temos, na figura do Padre Pessinatti Inspetor, a presença de Dom Bosco no meio de nós, como o bom pastor que escuta, acolhe e orienta suas ovelhas. Para nossa Escola, foi um momento que nos encheu de sabedoria e motivações para seguirmos em frente neste contexto tão atípico de pandemia”.
Aitala, agente de pastoral da Rádio e da Paróquia de Juazeiro do Norte, fez estas considerações: “A visita inspetorial do Pe. Pessinatti foi de grande valia para nós. Tivemos oportunidade de mostrar para ele um pouco do nosso trabalho, mas também as dificuldades que enfrentamos no dia a dia e as conquistas que temos tido. Este momento só enrique o nosso trabalho porque nos motiva a continuar firmes na nossa caminhada”.
A professora Joselma, responsável pelo Setor de Tecnologia Educacional do Colégio Salesiano do Recife, apreciou o evento dessa forma: “A visita inspetorial no modelo que aconteceu foi impressionante porque, diferente dos encontros dos anos anteriores, causou uma emoção muito grande em nossa casa, no meu espaço… parecia que o senhor estivesse aqui mesmo na minha casa. A sensação, a emoção foi diferente… poder sentir ali através do seu contato, mesmo mediado pela telinha, o seu carinho, o seu olhar diante da pessoa, diante do humano, independe da profissional.., eu me senti tão acolhida, tão amada… quanto terminou sua visita me senti tomada por um gás, uma animação, um novo entusiasmo “.
Pe. José Cézar, diretor da Comunidade Recife-Bongi, comenta: “Como está nos Regulamentos Gerais, o Inspetor procurará manter frequentes contatos pessoais com os irmãos em espírito de serviço e fraterna comunhão. Apesar da pandemia, o Pe. Pessinatti não deixou de fazer esses contatos conosco, particularmente nos três dias da visita inspetorial. Ele nos ajudou a refletir sobre a nossa missão em comunidade. Tivemos oportunidade de expressar nossos sentimentos e inquietações. Foi para nós, uma grande riqueza a sua visita”.
Por Comissão Inspetorial de Comunicação