INSPETORIA | O 2º Retiro Espiritual Anual em Jaboatão

INSPETORIA | O 2º Retiro Espiritual Anual em Jaboatão
25 de agosto de 2025 Por pauloVinte e nove salesianos participaram do 2º Retiro Anual da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, em Jaboatão-Colônia, nos dias 17 a 23 de agosto. O pregador do Retiro (esteve também no retiro de janeiro) foi Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, SDB, bispo da Prelazia de Itacoatiara, no estado do Amazonas.
Como sempre, as duas pregações diárias deram o tom de reflexão e oração de cada dia. Além das celebrações eucarísticas com laudes, no início da jornada, outros momentos marcam também os retiros dos salesianos em Jaboatão: terço meditado, via-sacra, adoração eucarística, celebração penitencial e a memória dos salesianos falecidos, junto aos restos mortais dos irmãos no Memorial da Basílica.
Na sexta-feira 22 de agosto, dia de Nossa Senhora Rainha, em atenção à convocação do Santo Padre o Papa Leão XIV, vivenciou-se uma hora santa, com adoração eucarística, em vigília pela paz.
Foi um retiro maravilhoso, as palestras também muito boas, o pregador, um homem bem preparado. Para mim, foi um momento rico, porque é um momento de recolhimento. A gente vive numa vida agitada nesse mundo, correndo pra lá, correndo pra cá, e esse momento de recolhimento que a gente tem uma vez no ano, de silêncio, de interiorização, é muito importante. O silêncio externo é a ausência de barulho, o silêncio interno é o silêncio do coração quando a gente começa a conversar com Jesus Cristo. Para mim foi uma beleza, nota 10 para o nosso pregador e para o retiro. (Ir. José Severino da Silva)
O retiro foi muito bom, muito proveitoso, as palestras foram bem-feitas, o bispo fala bem, a pronúncia boa. Isso ajuda muito quando ele desenvolve um tema. Principalmente o tema com relação às bem-aventuranças foi maravilhoso. Esclareceu muitas coisas que a gente, algumas vezes, nem imaginava que poderia acontecer aquilo ali. Eu gostei muito. (Pe. Émerson José de Melo).
O retiro sempre é um momento oportuno para uma parada das atividades que temos tantas por aí, pela inspetoria. Um momento de renovação espiritual, de reabastecer a nossa força interior. É fundamental cultivarmos a nossa espiritualidade para podermos servir melhor o povo de Deus. Não basta só fazer, mas precisamos ser também. E o retiro nos ajuda nesta missão. (Pe. Gilvan Galdino Tavares).
Por Equipe Inspetorial de Comunicação




