INSPETORIA | Os compromissos do Capítulo Inspetorial

INSPETORIA | Os compromissos do Capítulo Inspetorial
11 de abril de 2019 Por pauloO Capítulo Geral 28 (CG28) já começou. E começou com a sua convocação em maio do ano passado, pelo Reitor Mor. Não se trata apenas do grande evento, que desta vez será realizado em Turim, de 16 de fevereiro a 4 de abril do ano que vem. Trata-se de um processo que envolve toda a Congregação e suas comunidades religiosas e educativas.
O Capítulo Inspetorial é uma etapa significativa dessa caminhada de dois anos do CG28. Nele, a Inspetoria acerta seus passos na grande marcha da comunidade mundial dos filhos de Dom Bosco.
Na carta de convocação do CG28, escreveu o Reitor Mor: “Estou convencido que na grande maioria dos irmãos é forte o desejo de uma maior autenticidade humana, de uma grande profundade espiritual e de uma mais radical coerência vocacional. Peçamos ao Espírito Santo que o Capítulo Geral 28 seja uma oportunidade para realizarmos esse passo, perguntando-nos a nós mesmos:
Quais salesianos para os jovens de hoje?”.
A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, depois de um processo de envolvimento e preparação, ao longo de 9 meses, celebrou o seu Capítulo Inspetorial (CI25), respondendo a essa pergunta e assumindo compromissos no rumo do caminho que toda a Congregação está fazendo. Na convocação do CI25, o Pe. Nivaldo Pessinatti, nosso Inspetor, escreveu: “Para além do cumprimento de uma norma constitucional, o CI 25 poderá ser um forte momento de renovação espiritual e missionária para todos nós: consagrados, leigos e jovens!”.
Da assembleia capitular, reunida em Jaboatão, nos últimos dias 03 a 05 de abril, saíram compromissos muitos concretos, como abaixo suscintamente descritos.
Proprodade da missão salseiana entre os jovens de hoje
Em ‘Expectativas dos jovens’, os salesianos acolheram muitas manifestações dos jovens sobre acolhida, escuta, proximidade.
No ‘Acompanhamento dos jovens’, a opção foi continuar reforçando a consistência da comunidade salesiana para realizar bem sua função de núcleo animador e priorizar o acompanhamento espiritual dos jovens. A opção pela presença entre os jovens feita no Capítulo Inspetorial 24 (2016) foi reafirmada.
No sub-tema ‘Família e Pastoral Juvenil’, a Inspetoria vê a necessidade de cultivar maior aproximação com as famílias dos educandos.
Perfil do salesiano para os jovens de hoje
Em vista do perfil levantado, a Insptoria propôe-se a construir um itinerário de formação permanente e um projeto missionário inspetorial, envolvendo salesianos e leigos em experiências missionárias. Nos temas sobre formação, a Inspetoria vai trabalhar para voltar a sediar o noviciado.
Junto aos leigos na missão e na formação
A participação no exercício da missão comporta igualmente participação na reflexão e nas decisões, concluiu a assembleia. Neste sentido, impõe-se também a formação conjunta entre salesianos e leigos. Definiu-se que será elaborado um projeto inspetorial de formação conjunta e continuada. Ficou escrito também que é preciso investir mais nesta formação conjunta e na iniciação salesiana de novos colaboradores. No que tocas à gestão compartilhada, é preciso maior acompanhamento das pessoas nessa área.
O CI25 debruçou-se também sobre alguns temas de natureza jurídica, a serem examinados pelo CG28. Nesta área, a Inspetoria manifestou-se recomendando para a função do vice-inspetor também a tarefa de visitar as comunidades, contribuindo para a disciplina religiosa. Pronunciou-se favoravelmente sobre mudança nas Constituições introduzindo a função do delegado inspetorial da formação como membro de direito do conselho inspetorial. Apresentou também seu ponto de vista sobre a destinação de bens imóveis com a finalidade de renda em benefício da missão salesiana. E manda para o Capítulo Geral também o pedido de que também o religioso de votos temporários seja contado no número mínimo de 04 irmãos na comunidade.
Os documentos do CI25 estão disponíveis no Portal da Inspetoria: www.salesianos.org.br/biblioteca
Fotos do CI25 estão disponíveis em: http://www.salesianos.org.br/album_inspetoria/capitulo-inspetorial-25o
Por Pe. João Carlos Ribeiro, sdb