Itália – Eleita a nova Responsável Geral das Voluntárias de Dom Bosco (VDB)

Itália – Eleita a nova Responsável Geral das Voluntárias de Dom Bosco (VDB)
30 de julho de 2019 Por paulo(ANS – Frascati) – Sexta-feira, 26 de julho de 2019, por ocasião da VIII Assembleia Geral, as Voluntárias de Dom Bosco (VDB), sétimo Grupo da Família Salesiana (FS), elegeram sua Responsável Geral, Dagmar K, nascida na Eslováquia, que, no Conselho Central anterior, era encarregada de acompanhar as regiões da Europa Oriental, as Filipinas e os grupos de língua inglesa.
A italiana Pina B foi eleita Vice-Responsável Geral. No Conselho anterior respondia pelos grupos francófonos (França, Bélgica e países africanos) e pelas relações com a FS.
Além da Responsável Geral e de sua Vice, a Assembleia Geral também elegeu outras VDBs do Conselho Central, composto por 10 membros.
Durante o período da Assembleia Geral, as 83 delegadas da Ásia, África, América Latina, Europa, representando as cerca de 1.200 VDBs organizadas em 182 Grupos e 27 Regiões, viveram intensos momentos de reflexão e partilha, no final dos quais aprovaram o documento “A missão das Voluntárias de Dom Bosco”, que servirá de diretriz à jornada do Instituto nos próximos seis anos.
O documento aborda os desafios presentes nas diversas áreas (mídia, política, direitos humanos, trabalho, família, juventude, ecologia, periferias existenciais, ambientes eclesiais, diálogo inter-religioso e intercultural…) em que, como seculares consagradas salesianas, se chamam as Voluntárias Dom Bosco para serem sinais do amor de Cristo em meio ao mundo.
O Instituto Feminino Secular das VDB, de Direito Pontifício, foi fundado pelo Beato P. Filipe Rinaldi, III Sucessor de Dom Bosco, no dia 20 de maio de 1917, em Turim. É atualmente o Instituto secular da Igreja Católica mais numeroso; e obteve recentemente um reconhecimento importante por parte do Papa Francisco: no início do mês escolheu Olga K – a Responsável Geral que dirigiu as VDBs pelos últimos dois mandatos, num total de 12 anos – como uma das primeiras sete mulheres incluídas nos membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA).
Fonte: ANS