JABOATÃO-Colônia | Tema da Campanha da Fraternidade marca dias de formação com educadores
JABOATÃO-Colônia | Tema da Campanha da Fraternidade marca dias de formação com educadores
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 15 de março de 2022 Por pauloA Campanha da Fraternidade traz à tona, mais uma vez, o tema educação, no qual possibilita sob uma perspectiva católica-cristã, a reflexão sobre o ato de educar e a comunicação entre professor e aluno no fazer pedagógico. O lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” que partiu de uma orientação da Bíblia no livro de Provérbios (31,26), marcou a manhã e a tarde de formação pedagógica pastoral com os educadores do ensino fundamental I e II, no último dia 11 e 15 de março no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes.
O momento oracional de início foi conduzido pela pastoral que seguiu dando a formação pautando a importância do entendimento do tema da Campanha da Fraternidade. “É essencial para o educador que atua em escola confessional católica compreender a dinâmica e a proposta da CF deste ano, pois ela nos convida a refletir e propor soluções educativas para destinatários que sofreram fortes transformações em meio aos acontecimentos mundiais recentes, como a pandemia por exemplo. O educador é novamente exortado a se reinventar e cada vez mais utilizar práticas educativas que promovam o protagonismo estudantil, colocando os alunos em posição protagonista no processo de ensino aprendizagem” disse Lindonjonhson Lima, coordenador de pastoral do colégio.
Em seguida, o momento pedagógico foi dirigido pela orientadora educacional Karla Macedo, que trouxe o conceito de “criar relação” por trás da palavra rapport para o meio discursivo, fazendo uma ponte com o tema da campanha. “Para que a aprendizagem seja efetiva, é de extrema importância que se estabeleça entre professor e aluno um rapport, ou seja, um vínculo de confiança mútua ou afinidade emocional. E que esta relação seja flexível e verdadeira, onde professor e aluno devem existir e coexistir em sala de aula”.
Por Rebeka Cecília