JABOATÃO-Oratório | Equipe aprimora quadro de referência da Pastoral Juvenil

JABOATÃO-Oratório | Equipe aprimora quadro de referência da Pastoral Juvenil
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 10 de maio de 2023 Por pauloO Centro Educacional Dom Bosco (Jaboatão) teve uma importante contribuição na revisão dos textos do quadro de referência da Pastoral Juvenil Salesiana.
A equipe do centro educacional, composta pelos setores pedagógico, administrativo e direção, dedicou horas de trabalho para analisar e aprimorar os textos que tratam das obras e serviços sociais para jovens em situação de risco.
Segundo o diretor do CEDB, Valdecir Urbano, a revisão dos textos é uma atividade de extrema importância para garantir que as obras e serviços sociais continuem seguindo a proposta educativo-pastoral de Dom Bosco. “Nosso objetivo é ajudar os jovens em situação de risco a encontrar um novo sentido para a vida, proporcionando-lhes a formação integral e um acompanhamento efetivo”, afirma.
A comunidade educativo-pastoral da obra social também foi destacada como fundamental para o sucesso das ações.
Além disso, a proposta educativo-pastoral da obra social foi enfatizada como uma forma de dar horizonte e sentido à vida dos jovens em situação de risco.
A animação pastoral e orgânica na obra social também foi ressaltada como uma forma de garantir que os direitos dos jovens sejam respeitados e suas necessidades assistidas.
“A comunidade educativa pastoral é composta por todos os movimentos presentes na obra. É necessário que todos estejam inseridos na proposta do PEPS (Projeto Educativo Pastoral Salesiano) para que o trabalho na obra social seja efetivamente concretizado na sua totalidade. O trabalho de uma obra social está além das ações de assistencialismo.
É importante instruir estes jovens para a vivência em comunidade, o respeito às diferenças e a evangelização, de uma maneira que estes jovens conheçam Jesus e sintam-se cada vez mais amados por ele. É importante estar atento à realidade de todos os atendidos, conhecer e entender a realidade social dos jovens, criar propostas de intervenção junto às diversas obras salesianas e a comunidade para que estas crianças e jovens possam se desenvolver de maneira integral”.
Com a contribuição do Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão, a Pastoral Juvenil Salesiana conta agora com subsídios ainda mais completos e adequados à realidade dos jovens em situação de risco.
Por Rosilene Santos