JUAZEIRO | Bate papo com turma: “A superexposição nas redes sociais: riscos e consequências”

JUAZEIRO | Bate papo com turma: “A superexposição nas redes sociais: riscos e consequências”
17 de maio de 2019 Por pauloAconteceu na última sexta, 10, um bate papo sobre “A superexposição nas redes sociais: riscos e consequências” com a turma do 8° ano do Ensino Fundamental II. Mateus Melo, Jornalista e Diackson Marques, Analista de sistemas, mediaram o bate papo.
Redes Sociais é um assunto que está em alta na atualidade e como consequência das mídias digitais, ressaltamos a exposição da vida privada no meio online. Como não conseguimos fugir da era digital, devemos conscientizar o uso das mídias digitais e das novas tecnologias, para que as crianças e adolescentes façam um bom uso destes meios.
O jornalista Mateus Melo apresentou para os alunos a história das redes sociais, bem como detalhou os tipos de mídias sociais, além de apontar as consequências e riscos da superexposição nas redes, “as redes sociais não são boas nem más, elas são amorais, basta saber fazer um bom uso das mesmas”, afirmou.
Na área mais ligada à tecnologia, o analista de sistemas, Diackson Marques, explicou que nada passa despercebido na internet, uma foto postada mesmo que deletada ela não será excluída da rede, pois, os servidores sempre guardarão uma cópia. Para Diackson é importante conscientizar os alunos, pois na internet existem pessoas má intencionadas que esperam apenas um deslize nosso.
O bate papo contou com a participação dos alunos que faziam perguntas e tiravam suas dúvidas, além de exporem suas opiniões sobre o assunto abordado. Ao final da explanação e tira dúvidas, os alunos participaram do “Jogo das Redes Sociais”, uma espécie de jogo de tabuleiro. A turma foi dividida em quatro equipes. Representada por um aluno no tabuleiro, cada equipe tinha a sua vez de jogar o dado, e assim andar quantas casas eram apontadas. Perguntas e desafios como: “Qual o nome da primeira rede social?”. “Escolha uma pessoa da equipe e faça um storie falando sobre a superexposição nas redes sociais”. Fez-se do jogo, um exercício prático do que havia sido abordado no bate papo.
Por Henrique Mateus