JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Com grande devoção, foi encerrada a tradicional Festa da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Com grande devoção, foi encerrada a tradicional Festa da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 28 de novembro de 2024 Por pauloA Paróquia Sagrado Coração de Jesus, administrada pelos Salesianos de Dom Bosco e pertencente à Diocese de Crato-CE, celebrou sua tradicional festa entre os dias 10 e 24 de novembro. O evento deste ano teve como tema: “50 anos de missão: para o Coração de Cristo peregrinamos na esperança”, e lema: “Venha a nós o teu Reino, Senhor” (Mt 6,10).
A festividade oficial, com duração de 15 dias, foi precedida no dia 9 de novembro pela tradicional carreata que marcou o início da celebração. Após a missa das 16h, a imagem do padroeiro percorreu as ruas da cidade, acompanhada por paroquianos que rezavam e cantavam com entusiasmo. Segundo o pároco, padre Fábio Luciano, SDB, a carreata aconteceu após a visita da imagem peregrina pelas comunidades da paróquia, consolidando o sentimento de unidade e fé.
Padre Nonato, diretor da Obra Salesiana em Juazeiro do Norte, destacou o simbolismo da carreata: “É um modo de anunciar a nossa devoção ao padroeiro. Em Juazeiro do Norte, isso já é algo tradicional, todas as paróquias costumam fazer. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é preciosa para nós, também foi para o padre Cícero e São João Bosco. Esse momento é uma oportunidade de testemunhar nossa fé e divulgar a festa”.
No dia 10 de novembro, a abertura oficial da festa contou com a presença de Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato, que presidiu a missa das 19h. Durante os dias que antecederam o novenário, de 10 a 14 de novembro, cada noite teve um tema especial. O Padre Fábio Luciano explicou: “Na primeira noite, dia 11, tivemos a Noite da Misericórdia, celebrando o Coração de Jesus como fonte de misericórdia. No dia 12, foi a Noite da Família. No dia 13, renovamos a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. No dia 14, aconteceu a Noite dos Padrinhos e Madrinhas, quando também enviamos as equipes que serviram na festa social durante o novenário.”
A novena iniciou no dia 15 de novembro, com a abertura conduzida pelo vigário forâneo da Forania II, Padre Cícero Caboclo. Segundo o Padre Fábio Luciano, “as celebrações prévias foram uma preparação especial para o novenário, com momentos fortes de espiritualidade, como a Noite da Misericórdia com o Padre Monteiro, a Noite da Família com o Padre Alfredo e a renovação da consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus. Foi uma caminhada de fé que mobilizou toda a comunidade.” Durante a novena, que seguiu até o dia 23, a programação contou com adoração às 18h, seguida da novena às 18h30 e missa. Após as celebrações, ocorreram atrações culturais, quermesse, ações sociais e bingos beneficentes.
O Padre Fábio Luciano destacou a relevância das ações sociais realizadas durante a novena do Sagrado Coração de Jesus. “Entre os dias 18 e 22 de novembro, promovemos um atendimento à população com a participação de diversos profissionais, como médicos, psicólogos, enfermeiros, advogados e massoterapeutas. Essas atividades ocorreram paralelamente à festa social, o que tem sido um diferencial desde 2023, graças à equipe social da paróquia. São cinco dias de ação social que impactam positivamente o contexto da nossa comunidade. Muitos participam, muitos são beneficiados, e isso representa um gesto concreto da nossa fé no cuidado com o povo de Deus”, ressaltou.
O encerramento da festa aconteceu no dia 24 de novembro, com uma programação especial que começou com a alvorada e um café da manhã para as famílias. Durante o dia, foram celebradas missas, e, às 16h, a penúltima missa antecedeu a procissão, que saiu às 17h pelas ruas da comunidade. A festa foi concluída com a missa final, presidida pelo Padre Nonato, diretor geral da comunidade salesiana em Juazeiro do Norte. Sobre a Festa, o Padre Fábio destacou: “Este ano teve um sabor especial, pois estamos vivendo nosso ano jubilar, comemorando 50 anos de paróquia. Desde 20 de outubro, quando iniciamos o ano jubilar, estamos vivendo esse clima de gratidão, e a Festa do Padroeiro é a primeira grande celebração desse ciclo, que culminará em outubro de 2025.”
A procissão realizada no dia 24 foi um momento marcante para a comunidade. O Padre Nonato refletiu sobre o significado desse evento, destacando que “é o povo de Deus caminhando pelas ruas da nossa paróquia” e que o encerramento da festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus se dá em sintonia com o fim do ano litúrgico, a festa de Cristo Rei e o início do Advento, período de preparação para o Natal. “É um momento de muita alegria, de muita fé, de oração, de confraternização, de reconciliação também com os nossos irmãos e com a gente, porque vivenciamos a conversão, a mudança de vida para ser melhor, mais comprometido, mais fiel e mais coerente com o anúncio do Evangelho”, disse.
O Padre Fábio, por sua vez, falou sobre o grande envolvimento da comunidade. “Nossa paróquia, sempre de portas abertas, acolhe não só os romeiros, mas também pessoas de várias cidades e paróquias. É motivo de gratidão ver nossos paroquianos tão dispostos e envolvidos, organizando as equipes e preparando tudo com tanta dedicação”, afirmou. Ele também destacou a importância da festa do Padroeiro como a primeira grande celebração do ano jubilar da paróquia, que continuará com diversos eventos até 20 de outubro de 2025, quando será comemorado os 50 anos da paróquia. “O tema está intimamente ligado com o nosso ano jubilar”, completou.
O Padre Fábio aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão. “Eu estendo sempre a minha gratidão aos paroquianos, aos grupos, pastorais, movimentos e comunidades, porque desde quando a gente anuncia o tema e a programação, todos participam. Essa participação é fundamental. Ela influencia até aqueles que ainda não estão nas pastorais, fazendo com que todos se envolvam”, afirmou.
Ele também ressaltou o propósito da festa, que é unir a comunidade. “Como a Igreja pede, como o Papa Francisco tem insistido, somos uma Igreja sinodal, que caminha junto. Em um mundo tão dividido, é importante que nos unamos, com coração, alma e espírito, para caminhar juntos na evangelização e na construção de um mundo melhor.” O Padre Fábio reforçou a mensagem de esperança presente no tema da festa: “A nossa paróquia tem como lema ’50 anos de missão para o coração de Cristo, peregrinamos na esperança’. Em um mundo sem fé, luz e esperança, essa festa quer proclamar que somos o povo da esperança, que caminhamos juntos para dar frutos e anunciar o Evangelho de transformação e libertação.”
Sobre a festa em si, o Padre Fábio concluiu: “Foi uma festa muito bonita, participativa, interativa. As pessoas contribuíram de verdade, reforçando esse espírito celebrativo e de agradecimento ao Coração de Jesus por todas as graças e bênçãos recebidas em nossas vidas.”
Por: Setor de Comunicação. Obra Salesiana de Juazeiro do Norte-CE.