JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Obra Salesiana de Juazeiro do Norte participa da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Obra Salesiana de Juazeiro do Norte participa da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores
1 de setembro de 2025 Por pauloNeste domingo, 31 de agosto, a Obra Salesiana de Juazeiro do Norte – CE, participou da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores 2025. Às 16h, o Horto do Padre Cícero foi o ponto de partida, para a caminhada com a bandeira, a imagem de Nossa Senhora das Dores e Cortejo Cultural, com direção a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Após a chegada, foi hasteada a bandeira, para a Festa e Romaria. Como de costume, os Salesianos presidem a celebração, na primeira noite dos festejos.
Às 19h, a santa missa teve início, sendo presidida pelo Salesiano Padre Francisco Ataíde, diretor geral da Obra Salesiana de Juazeiro do Norte. Entre os salesianos presentes, estiveram o Padre Fábio Luciano (pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus e Diretor da FM Padre Cícero), Padre Laércio Barbosa (responsável pela Casa Museu do Padre Cícero) e o Padre Leandro Francisco (coordenador de Pastoral do Horto do Padre Cícero), bem como os pré-noviços e assistente salesiano. Para o Padre Leandro Francisco, a caminhada saindo da Colina do Horto, é um momento significativo, “Porque o Servo de Deus, Padre Cícero, que tinha no Horto um espaço de oração, de encontro de intimidade com Deus, propagou muito a devoção a Nossa Senhora das Dores. É esse convite de peregrinar, de caminhar na esperança, sobretudo neste ano do Jubileu da Esperança. Somos convidados a caminhar com a confiança de que, apesar da estrada íngreme, apesar das dificuldades do caminho, o Senhor caminha conosco e nos sustenta”, exclamou o sacerdote.
O diretor geral da Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, ressaltou sobre a presença salesiana na Festa e Romaria, e sobre a comunhão da Comunidade Salesiana, com a Diocese de Crato. “É com muita alegria no coração, que nós, Comunidade Salesiana de Juazeiro, celebramos a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, aqui na Casa da Mãe das Dores. Realmente, é um momento de reavivar a fé, a esperança, e juntos, em comunhão com a igreja, em comunhão com a diocese, em comunhão com a nossa Basílica, celebrar essa festa tão importante da Mãe das Dores, aquilo que Padre Cícero sempre recordou aos seus devotos, aos seus fiéis, que recorrêssemos à intercessão da Mãe das Dores, nos momentos mais difíceis, nos momentos que nós enfrentamos desafios, mas sempre com a esperança e a fé no coração. Então que essa festa possa fortalecer cada vez mais a nossa comunhão e também crescermos na fé, na esperança e na caridade em Cristo Jesus”, afirmou o Salesiano.
A Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores segue até o dia 15 de setembro. Com o tema: “Peregrinos de esperança: a exemplo do Servo de Deus Padre Cícero Romão, cuidemos da criação”, e como o lema: “Eu sou a Mãe da Santa Esperança! (Eclo 24,24)”, a programação acontece em todos os Santuários de Juazeiro do Norte, com missas, momento de oração, confissão, bênção do Santíssimo Sacramento, momentos culturais, além das tradicionais procissões: das carroças, dos bombons e de encerramento da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores.
Por Thaís Cândido – Jornalista, Rádio FM Padre Cícero





