JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Primeira Sexta-feira do Mês: Dia de Misericórdia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Primeira Sexta-feira do Mês: Dia de Misericórdia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 10 de março de 2025 Por pauloTodas as primeiras sextas-feiras do mês, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE, promove o Dia da Misericórdia, um momento especial de espiritualidade e devoção. A iniciativa busca aproximar os fiéis ao Coração Misericordioso de Deus, proporcionando um caminho de reconciliação e transformação interior.
- Imagem do Sagrado Coração de Jesus, na “Igreja dos Salesianos” em Juazeiro do Norte- CE.
O pároco, Padre Fábio Luciano, SDB, destaca a missão da paróquia em cultivar a espiritualidade da misericórdia, oferecendo aos fiéis uma experiência profunda com Deus. “Somos a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e, por isso, cultivamos essa espiritualidade. Queremos convidar as pessoas a se aproximarem desse Coração divino, fonte de compaixão e amor, ajudando-as a viver reconciliadas com Deus”, afirma o sacerdote.
A cantora Graça Melo, que colabora com as práticas de evangelização no Santuário, explica a programação especial do dia: “Começamos às 6h com a Santa Missa, seguida da exposição do Santíssimo Sacramento. Durante a manhã, tivemos louvores, orações, a meditação do Terço do Coração de Jesus e a explanação das 12 promessas da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Próximo ao meio- dia, ocorreu a bênção do Santíssimo, seguida de mais uma Santa Missa. Durante todo o dia, os romeiros e demais devotos visitaram o Santuário e tiveram a oportunidade de se confessar tanto pela manhã quanto à tarde. Às 15h, rezamos o Terço da Divina Misericórdia, seguido da Santa Missa das 16h. Encerramos o dia com a celebração eucarística às 19h.”
- Romeiros visitando o Santuário do Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira do mês de março.
O padre Fábio reforça que este é um momento privilegiado para buscar a restauração espiritual e renovar a fé. “A cada primeira sexta-feira, muitas pessoas vêm ao santuário para fazer sua devoção, mas também para encontrar reconciliação com Deus e renovação de vida. Nosso objetivo é aproximar todos ao Coração Misericordioso de Deus e ajudar cada um a ser uma pessoa melhor”, ressalta.
Graça Melo também comenta sobre a grande participação dos fiéis. “A movimentação tem sido intensa. Pela manhã, recebemos uma grande caravana. São romeiros de diversas localidades que chegam para viver essa experiência de fé”. A devoção à primeira sexta-feira do mês foi revelada por Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, incluindo 12 promessas. Entre elas, destaca-se a seguinte: “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras por nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”. A busca pela confissão e pela Eucaristia reforça essa esperança cristã.
- Romeiros visitando o Santuário do Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira do mês de março.
Neste período de Quaresma, tempo de penitência e reconciliação, a paróquia intensifica a motivação pela oração, o jejum e a esmola. O padre Fábio convida todos a aproveitarem esse período litúrgico para um profundo encontro com Deus e uma renovação espiritual autêntica. “O mundo tem sede do amor de Deus, e nós somos portadores desse amor. Que esta Quaresma seja um momento privilegiado para vivenciarmos a misericórdia do Senhor”, conclui o sacerdote.
- Dia de fé e devoção no Santuário Sagrado Coração de Jesus.
Graça Melo também enfatiza o significado desse tempo litúrgico. “A Quaresma nos convida à interiorização e ao amor. O que precisamos mudar em nós? Como podemos ajudar o outro a ser melhor? Como cuidar da nossa Casa Comum? O lema da Campanha da Fraternidade deste ano nos lembra: ‘Deus viu que tudo era muito bom’. Temos a responsabilidade de cuidar da criação, preservar a vida e viver no amor, ajudando a carregar a cruz uns dos outros. Que Cristo nos conceda um olhar renovado para sermos agentes transformadores do bem e amarmos como Ele nos amou”.
A comunidade é convidada a participar ativamente dessa jornada de fé e conversão, encontrando no Coração de Jesus a esperança e a força necessárias para seguir em frente. Feliz Quaresma a todos!
Por Francisco Mário