LICEU SALESIANO | Atletas alcançam pódios em competições esportivas do segundo semestre de 2024
LICEU SALESIANO | Atletas alcançam pódios em competições esportivas do segundo semestre de 2024
3 de dezembro de 2024 Por Renata CruzReconhecido pela tradição na formação esportiva, o Liceu Salesiano do Salvador tem revelado atletas e garantido vitórias em diferentes modalidades no segundo semestre de 2024. Com uma proposta educacional apoiada em valores humanos e desenvolvimento integral, o esporte tem servido como ferramenta importante para que os estudantes alcancem títulos e medalhas em competições locais e estaduais.
Nos Jogos dos Colégios Particulares de Salvador – JCPPAR, que é o maior e mais tradicional evento esportivo entre colégios de Salvador, centenas de estudantes se reúnem pela emoção da competição e pelo sonho de erguer o troféu de campeão. O Liceu Salesiano do Salvador, que tem em sua essência a formação esportiva no desenvolvimento do jovem, saiu da edição deste ano como um dos grandes destaques ao marcar presença no pódio em várias categorias.
No basquete, as seleções femininas dos Sub-14 e Sub-16 garantiram os segundos lugares no pódio, em um jogo acirrado contra o Colégio João Paulo II e Colégio Militar de Salvador – CMS. Uma das estrelas do time do Sub-14, Yana Nascimento, do 7º Ano, foi nomeada Cestinha da Competição.
Ainda no basquete, a equipe masculina do Sub-13 consagrou-se campeã. O atleta Miguel Ângelo, do 7º Ano, deixou seu nome na história do campeonato ao se tornar o Melhor Atleta e a Cestinha do Campeonato, com impressionantes 107 pontos.
Para ele, o título significa um início de grandes conquistas ao lado da equipe e uma oportunidade de crescimento como atleta e como pessoa: “Esse título representa muito para mim. É o começo de muitas coisas que eu e esse time, que é como uma família, vamos viver. Sobre os títulos individuais, os enxergo como recompensas por todo o meu esforço. Sempre fui muito dedicado e focado, então é gratificante ver que vale a pena. Mas preciso reforçar: sem o meu time, nada disso seria possível. É por eles e com eles”, conta.
Com muita determinação, os times de handebol também brilharam em quadra. A equipe masculina juvenil mostrou força e tática para conquistar o título de campeã ao vencer o Colégio Nossa Senhora da Conceição. Zion Almeida, estudante da 3ª série, foi eleito o Melhor Atleta da Competição na categoria.
O goleiro Henrique Valverde, também aluno da 3ª Série, relembra as partidas como momentos que ficaram guardados para vida toda: “Disputar esse torneio foi engrandecedor. Esse título representa, não só para mim, mas para a equipe, o ‘fim’ de uma história e o início de outra, visto que temos muitos alunos da 3ª série que se despedem deste ciclo escolar. Então, o título tem um gosto ainda mais especial e ficará marcado para sempre em nossas vidas. Que possamos ser inspiração para a história que aqui começa”, exalta.
No handebol feminino, Anna Victória, da equipe juvenil e aluna da 1ª série, foi eleita a Melhor Goleira do Campeonato. Ela conta que nem se imaginava no handebol, mas que agora celebra essa conquista e a nova paixão pelo esporte: “Esse título representa a conquista e a evolução. Eu nunca imaginei jogar handebol. Na verdade, eu nem sabia o que era essa modalidade. Que alegria aprender e me encontrar. Que honra representar a minha escola e ser eleita a melhor goleira. Representa o meu orgulho em fazer parte da família handebol”, declara.
No futsal, a equipe pré-mirim masculina ficou com o vice-campeonato. Thor Sampaio, aluno do 5º Ano e jogador destaque da equipe, descreve como uma experiência marcante em sua vida: “Achei incrível. No primeiro ano de competições pelo Salesiano, já obtive ótimos resultados. Adorei a experiência. Gostei de sentir o clima das torcidas e a adrenalina antes do jogo. Pude ver também meus amigos ganhando partidas e a união que nosso grupo tem. Eu aprendi muitas coisas nesse ano”, conta.
As equipes de vôlei do Liceu fizeram bonito e reservaram grandes momentos no JCPPAR. O time feminino de 2006 conquistou a 3ª posição, enquanto os times masculinos de 2008 e 2010 também garantiram o bronze.
Na ginástica rítmica, a equipe juvenil conquistou ouro no Circuito Baiano, um resultado que simboliza a disciplina e o trabalho em grupo. Lara Simões, do 9º Ano, orgulhosa pela conquista do grupo, destaca o esforço coletivo e o sentimento de superação: “Essa conquista tem uma grande importância para mim e para todas nós. É um orgulho imenso estar no topo do pódio e enxergar, de lá, o caminho que trilhamos. É maravilhoso perceber o potencial que temos e o tanto que podemos ir longe. Encerrar mais um ciclo com o sentimento bom de dever cumprido, ao lado das minhas amigas, é uma alegria que não é possível mensurar. Que bom que podemos sentir”, relata.
A natação do Liceu Salesiano é outra modalidade que tem formado atletas com potencial notável. Entre os destaques do ano, Lorenzo Horn, do 9º ano, participou da travessia Mar Grande-Salvador ao lado de outros jovens competidores e de atletas consolidados. Bernardo Amorim, do 8º ano, também é considerado um dos talentos da modalidade na Casa Salesiana. Além de Ísis Sena, do 7º ano, que soma inúmeras vitórias e medalhas, e hoje se torna uma promessa na natação baiana.
Para Rodrigo Silva, Supervisor do Departamento de Esportes do Liceu, essas conquistas não são uma surpresa. Ele conta que os títulos representam o resultado de um trabalho contínuo e dedicado com os estudantes: “É uma união de fatores que resulta nesse orgulho que sentimos ao ver esses jovens brilhando e conquistando os sonhos deles. Nosso colégio valoriza o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento humano integral, e ver esse esforço refletido nas conquistas e no crescimento de cada um deles é uma emoção indescritível”, celebra.
Por Comunicação e Marketing | Salesianos Bahia