NORDESTÃO 2023 | O discurso da Ir. Dourivalda Bezerra, FMA, na Cerimônia de Abertura
NORDESTÃO 2023 | O discurso da Ir. Dourivalda Bezerra, FMA, na Cerimônia de Abertura
27 de junho de 2023 Por pauloEstamos aqui, as Irmãs e Irmãos salesianos, para acolher com muita alegria cada um e cada uma de vocês que vieram representando as nossas casas salesianas, para celebrar este evento desportivo e cultural.
O Recife tem a honra de sediar o 36º Nordestão, que este ano traz novidades em suas modalidades de jogos e de apresentações, uma forma de envolver cada vez mais e melhor os seus participantes.
Recordamos, que já no seu tempo, Dom Bosco valorizava os jogos, o teatro, as brincadeiras como forte expressão de aprendizado. Hoje, o Nordestão dá a vocês a possibilidade de interagir com outros colegas, de outras realidades para construir, de forma lúdica, o espírito de família, a convivência fraterna, a troca de experiências, o conhecimento, o companheirismo.
Este ano o tema é muito significativo: “O esporte que forma, fecunda e fomenta o bem”. Três verbos fortes: FORMAR, FECUNDAR, FOMENTAR. Formar para a vida, fecundar a vida e fomentar atitudes que deixem a marca da positividade.
Formar-se na interação com os outros, na aprendizagem recíproca, na troca de dons.
Fecundar os espaços, espalhando as boas sementes com a presença ALEGRE, JUVENIL.
No mundo que promove a violência, a guerra, a competição desleal, a injustiça, a desigualdade, sejam vocês, sejamos nós, pais, educadores e educadoras, aqueles e aquelas que FOMENTAM, ou seja, estimulam, desenvolvem, que fazem valer a construção de um mundo onde todos tenham lugar, tenham vez, tenham voz, tenham direitos e possam habitar, na paz, esta grande casa comum.
O Deus da vida nos abençoe e que Dom Bosco e Madre Mazzarello nos ajudem a vivenciar, nestes dias, o verdadeiro espírito de família que caracteriza o nosso estilo salesiano de EDUCAR, que passa também pelo esporte, pela arte, pela cultura.
26 de junho 2023
Ir. Dourivalda Bezerra
Vice-inspetora Salesiana