OEIRAS (PI) | Visita de estudantes e professores da rede municipal à “Doce Colina” Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
OEIRAS (PI) | Visita de estudantes e professores da rede municipal à “Doce Colina” Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
5 de setembro de 2025 Por pauloNo último sábado, 23 de agosto, nossa paróquia recebeu os alunos da rede municipal de ensino do município de Oeiras para uma breve apresentação histórica da Igreja Matriz.
A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes um momento de aprendizado e valorização do patrimônio histórico e religioso da nossa cidade. Durante a apresentação, foram abordados aspectos relevantes da história da Igreja Matriz, destacando sua importância cultural, arquitetônica e espiritual para a comunidade oeirense.
Acompanhados por professores, pelo guia local e também paroquiano, Éder Bispo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto um dos maiores tesouros do nosso patrimônio religioso e cultural. A igreja, construída no período colonial, carrega em suas paredes, altares e imagens sacras séculos de história e devoção, sendo um verdadeiro símbolo da fé católica no Piauí e principalmente para os oeirenses.
Durante a visita guiada, os alunos aprenderam sobre a arquitetura barroca da edificação, as tradições que marcaram a fundação da paróquia e a importância de preservar esse espaço sagrado que atravessa gerações.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário não é apenas um lugar de culto, mas também um espaço de memória viva da fé do povo piauiense. Iniciativas como essa reforçam o valor da educação aliada à cultura e à espiritualidade, fortalecendo os laços entre a escola, a comunidade e a Igreja.
Conhecida carinhosamente como “a doce colina”, o lugar acolheu os jovens estudantes com sua atmosfera serena e cheia de histórias. A Doce Colina é símbolo da caminhada de um povo que, movido pela fé, ergueu um marco de esperança que resiste ao tempo. A presença dos estudantes ali é sinal de que a tradição continua viva, passando de coração a coração.
A visita foi encerrada com palavras de agradecimento do nosso pároco Padre Geraldo Albuquerque, SDB, que ressaltou a importância de formar nas novas gerações o amor e o cuidado pelo nosso patrimônio. “Preservar a Igreja é preservar nossa história e nossa fé. Que esses jovens possam ser sementes de respeito, fé e identidade”, destacou.
Que Nossa Senhora do Rosário continue a interceder por todos nós e a inspirar o amor pela fé e pela cultura em nossos corações.
Texto realizado pela Pascom Paroquial: Karol Helena Feitosa



