Ordenação Diaconal – Agradecimento proferido pelo Diácono José Lopes Lima Júnior (BRE)

Ordenação Diaconal – Agradecimento proferido pelo Diácono José Lopes Lima Júnior (BRE)
19 de fevereiro de 2019 Por pauloImagem: Wagner Santana
16 de fevereiro de 2019, Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa (SP)
Reverendíssimo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo diocesano de Jabuticabal (SP)
Reverendíssimo P. Natale Vitali, Conselheiro Regional para a Região Cone Sul da Congregação salesiana
Reverendíssimos irmãos inspetores P. Justo Ernesto Peccinini (BSP), P. Orestes Carlinhos Fistarol (BBH), P. Gildásio Mendes (BCG) e P. Nivaldo Luiz Pessinatti (BRE)
Reverendíssimos irmãos salesianos sacerdotes e salesianos coadjutores
Reverendíssimos sacerdotes e diáconos,
Estimados irmãos salesianos em formação,
Queridos pais, familiares, amigos e amigas,
Cremos que possam imaginar o que sentimos neste momento de nossas vidas. É bem mais intenso do que imaginam. Muitas perguntas foram feitas e respostas dadas. E, outras tantas, ainda faremos ao longo de nossas vidas.
Em breve, nós, salesianos de Dom Bosco, estaremos realizando o Capítulo Geral nº 28 de nossa Congregação, que tem como tema “Quais salesianos para os jovens de hoje?”. A partir dessa pergunta, fazemo-nos a seguinte indagação: Quais salesianos diáconos para os jovens de hoje?”
Muitas respostas poderíamos dar, mas uma de forma imediata, como já nos apresentou o Santo Papa Francisco, devemos ser portadores saudáveis da alegria do Evangelho. Devemos viver o nosso diaconato com muita alegria e de forma acolhedora, possibilitando a todos que nos fizermos próximos, especialmente aos jovens, oportunidades de encontro com Deus mediante oração, educação, busca constante pela Eucaristia e instrumentos de transformação interior e social.
E, só viveremos essa alegria, porque nos sentimos amados por Deus e, abraçados por esse amor: “nós amamos, porque Ele nos amou por primeiro.” E quem ama, não consegue esconder para si mesmo, espalha a todos e os convida a amar também.
Cientes do amor de Deus e na busca de vivermos esse amor, um sentimento nos invade, a Gratidão. Primeiramente, agradecemos a Deus por seu chamado a cada um de nós, por nossa vocação salesiana, pois tudo é graça, e como nos ensina Paulo em sua Carta aos Coríntios: somos o que somos pela graça de Deus.
Agradecemos aos nossos pais e familiares, que nos proporcionaram o ambiente necessário à escuta do chamado de Deus e às primeiras experiências de evangelização.
Somos gratos a Congregação Salesiana, nas pessoas de nossos inspetores e formadores, que nos acompanham em nosso processo de discernimento vocacional.
De modo especial, agradecemos aos nossos irmãos salesianos em formação (pré-noviciado, noviciado, pós-noviciado, tirocínio e estudantes de teologia), com os quais partilhamos as nossas alegrias, tristezas, esperanças, enfim nossas vidas e, colaboramos uns com os outros nos momentos de escuta da Palavra de Deus em nosso cotidiano.
Lembramos também de agradecer as comunidades salesianas e paróquias (salesianas e diocesanas), às quais fomos e somos enviados em nossos finais de semana para exerceremos a alegria de nossa missão de cristãos e salesianos de Dom Bosco.
Agradecemos também as pessoas que nos acompanham através de suas orações, conselhos e partilhas de vidas. Vocês são como estrelas que nos conduzem ao astro maior, nosso Deus.
E, devemos lembrar e agradecer com carinho de todos os nossos professores e professoras que nos ajudam a perceber a revelação divina através de nossos estudos acadêmicos até aqui realizados.
Crianças, adolescentes e jovens! Pensam que esquecemos de vocês? Como esquecê-los!? Impossível! Vocês são a razão de nossa vocação. Com vocês, por vocês, juntos fazemos a experiência da revelação do amor de Deus e, somos alegres por servi-los e como nos pediu Dom Bosco: “até meu último suspiro seja para meus jovens”.
Por fim, agradecemos a intercessão da Virgem Auxiliadora, a qual Dom Bosco nos deu como mestra e guia e com sua presença materna nos conduz ao seu Filho. Assim, como filhos e filhas agradecidos a saudamos cantando a Salve Rainha…