ORDENAÇÃO PRESBITERAL | A mensagem do Inspetor Salesiano do Nordeste, Pe. Francisco Inácio

ORDENAÇÃO PRESBITERAL | A mensagem do Inspetor Salesiano do Nordeste, Pe. Francisco Inácio
17 de dezembro de 2024 Por pauloDurante a Ordenação Presbiteral do Diác. Leandro Francisco da Silva, que aconteceu neste último sábado, 14 de dezembro, às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, em São Lourenço da Mata (PE), o Pe. Inspetor Francisco Inácio proferiu sua mensagem de gratidão, fraternidade e muita salesianidade ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, ao Pe. Leandro Francisco e aos irmãos salesianos:
1. Excelência reverendíssima Dom Paulo Jackson,
Digníssimo Arcebispo, de Olinda e Recife
Caríssimo irmão P Jurandir Inácio, digníssimo pároco e demais sacerdotes diocesanos
Caríssimos irmãos salesianos de Dom Bosco e membros da FS
Amados familiares do nosso irmão neo-sacerdote
Caríssimo Dom Paulo Jackson.
Em nome de meus irmãos da inspetoria salesiana São Luiz Gonzaga, agradeço pela presença e pelo ministério exercido de modo particular na ordenação do nosso irmão.
Hoje, nesta celebração o senhor aceitou usar o báculo do Venerável servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa, salesiano de Dom Bosco, que foi Arcebispo de Fortaleza por mais de 20 anos. O amor a Deus animava nele o desejo do bem pelas pessoas a ele confiadas. Ele considerava um dom do céu poder compreender a dor dos outros (Positio, 32). São muitos os testemunhos de irmãos que conviveram com ele e que tiveram a graça de estar ao seu lado também nos últimos dias, na cidade de Carpina. Que seu exemplo nos anime a todos a viver uma medida alta de vida cristã na caridade aos irmãos e na autenticidade do nosso serviço ao Evangelho de Cristo.
Com este gesto expressivo para todos nós quisemos também manifestar nosso apreço e admiração pelo zeloso e já fecundo pastoreio do senhor, Dom Paulo e ao mesmo tempo queremos garantir a nossa intenção diária pelo seu ministério de pastor. Que a Santíssima Virgem, a senhora da Luz o recompense pelo serviço zeloso e apostólico. Muito obrigado!
2. Caro irmão, Padre Leandro Francisco.
Todos nós que testemunhamos este momento de fé e doação queremos assegurar a nossa fraternidade e oração. A missão salesiana em Juazeiro do Norte, terra da nação romeira, o espera e pedirá de você, meu irmão não somente o serviço próprio do ministério agora recebido, mas, sobretudo o testemunho da Eucaristia que a partir de hoje você presidirá: a doação total de sua vida para que Ele seja tudo em todos.
Permita-me recordar as palavras da venerável Mamãe Margarida, a mãe de Dom Bosco:
No dia seguinte à sua ordenação presbiteral, após haver celebrado a Missa solene na igreja paroquial de Castelnuovo, subiu aos Becchi: ao rever os lugares do primeiro sonho e de tantas recordações, o neo-sacerdote comoveu-se até às lágrimas. No silêncio da noite encontrou-se a sós com sua mãe.
João – disse-lhe a mãe, és padre, rezas a Missa, e assim a partir de agora estás mais perto de Jesus Cristo. Lembra-te, porém, que começar a dizer Missa quer dizer começar a sofrer. Não perceberás logo isso, mas pouco a pouco verás que tua mãe te disse a verdade. Estou certa de que todos os dias rezarás por mim, esteja eu viva ou morta: isso me basta. De ora em diante pensa somente na salvação das almas, e não tenhas nenhuma preocupação comigo. (Memórias Biográficas I, 422, EDEBÊ). 06 de junho de 1841
Sofrimento aqui é doação, sacrifício, renúncias, mas, sobretudo, paixão por Nosso Senhor que o quis para si em Seu sacerdócio.
Aos seus queridos familiares minha gratidão porque a missão que vocês com sacrifício assumiram não termina aqui, mas, agora, com o reforço de nossa família religiosa se torna mais forte, se torna, conosco unidade e comunhão. Parabéns pela ordenação de nosso irmão, parabéns pelo testemunho de fé e trabalho, contem também conosco que hoje ainda mais nos tornamos a única família salesiana de Dom Bosco.
Que Nossa Senhora Auxiliadora, mãe e mestra abençoe a todos os familiares deste nosso irmão. É o seu filho que toma o seu lugar na família.
3. Caros irmãos salesianos
Uma saudação aos irmãos de nossa inspetoria. É hora de rezarmos mais por nosso irmão, o P Leandro Francisco e acolher o seu sim com fraterna comunhão no espírito e ação na família que nos une.
Peçamos a Nossa Senhora que não nos dispersemos nas trevas do engano e do desespero, mas, que fixemos o nosso olhar em Jesus Cristo, Nosso Senhor, Luz fulgidíssima que ilumina as escuridões de nossos corações.
P Francisco Inácio, 14.12.2025
Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social
Imagens: Sacerdos Photo