ORDENAÇÕES DIACONAIS | A Homilia de Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC)

ORDENAÇÕES DIACONAIS | A Homilia de Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC)
25 de novembro de 2024 Por pauloNo último sábado, 23 de novembro, no Alto da Lapa (SP), Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC) presidiu a Ordenação Diaconal dos jovens salesianos Francisco Xavier Neto, da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (BRE) e Castelo José Alberto Faustino, da Visitadoria Maria Auxiliadora-Moçambique (MOZ).
A seguir, confira a sua homilia:
Na ordenação de diáconos, o tema obrigatório é o tema do “serviço”. Diácono significa servidor, diaconia significa serviço. Espírito Santo que o diácono recebe é Espírito de serviço: é o próprio Deus que se põe a serviço do ser humano, como fez Jesus, que disse: “Eu vim para servir, não para ser servido” (Mt 20,28). Ele disse ainda: “Dei-vos o exemplo para que, assim como Eu vos fiz, também vós o façais” (Jo 13,15). O “espírito de serviço”, o “serviço” é a alma de todo ministério, seja de diácono, de padre, bispo ou papa. Queridos diáconos, o Espírito Santo infunda profundamente em sua mente e em seu coração que vocês são servidores e nada mais.
A quem vocês vão servir? Ao único Senhor, o Senhor Jesus! Ao Senhor Jesus pessoalmente, a quem se consagraram pela profissão religiosa salesiana, renunciando servir a outros senhores. Aqui está também o sentido de sua oração, em particular da “Liturgia das Horas” que hoje vocês se comprometem a rezar com fidelidade. Adorar e louvar a Deus e interceder pelo mundo inteiro é seu “primeiro serviço”, o mais decisivo, a “alma” de todo e qualquer serviço.
Servidores do Senhor Jesus, que vive e nos fala em sua Palavra: este é o sentido de receberem das mãos do bispo o Livro da Palavra de Deus. “Servidores da Palavra”, primeiro, devem conhecê-la, meditá-la, traduzi-la em vida concreta, para anunciá-la com a autoridade do testemunho de uma vida coerente.
Servidores do Senhor Jesus, que vive e nos alimenta na Eucaristia. Que esse serviço não seja uma fria execução ritual; pelo contrário, que seja serviço amoroso a Jesus Eucarístico, que se imola em sacrifício e se doa em alimento; que, no sacrário, permanece conosco, à espera de vê-los conversar e se entreter com ele, sobretudo de amá-lo.
Servidores do Senhor Jesus, que vive nos Irmãos/Irmãs, especialmente dos mais necessitados. Este é o serviço mais exigente, o mais requisitado e significativo, como disse Jesus: “Tudo o que fizerdes a um deste pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). Em síntese, servir à Palavra, à Eucaristia, aos Irmãos, é sempre servir ao único Senhor Jesus.
Seu lema de ordenação diaconal diz: “Em Deus vivemos, nele nos movemos, nele estamos” (At 17,28). Que esta verdade se torne vida vivida: ou seja, vivam, movam-se e estejam em Deus pela Fé em sua Palavra, pelo Amor com que amam a Deus e aos irmãos, pela Esperança que os faz perseverantes em servir.
Quem mais “viveu, se moveu e esteve” em Deus do que Dom Bosco, “servidor” dos jovens pobres? Mais do que Maria, “servidora” do Senhor? Agora, queridos diáconos, chegou a vez de vocês. Assim seja.
Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC)
Igreja Dom Bosco – Alto da Lapa – São Paulo – 23/11/2024