PADRE RICARDO | A família se despede de um grande amigo e irmão

PADRE RICARDO | A família se despede de um grande amigo e irmão
18 de agosto de 2022 Por pauloPe. Ricardo iria completar 90 anos em dezembro próximo. Mas, não esperou a data redonda do seu aniversário e se adiantou na conclusão do seu ciclo de vida por aqui. Partiu para a eternidade no dia 14 de agosto p.p., data do aniversário de morte de um santo salesiano que ele conheceu de perto, Dom Antonio de Almeida Lustosa.
Falou Padre Ricardo, falou de um dos esteios da Congregação Salesiana no Nordeste. Uma figura discreta como os fundamentos de um edifício. De fato, os adultos que cresceram à sombra de seu ministério de educador e pastor, nas casas salesianas por onde passou, tem-no na conta de referência para sua vida cristã e seus compromisos de família, trabalho e cidadania. Os religiosos salesianos seus irmãos e outros tantos consagrados na Igreja referem-se a ele como mestre de espírito, companheiro de discernimento, formador.
Na Missa de corpo presente, compareu a família salesiana no seu conjunto, seus parentes próximos (filhos e netos de seu irmão Francisco Ricardo, já falecido) e muitos amigos da Obra Salesiana. Acorreram todos para acompanhar, na celebração dos Santos Mistérios, a prece da Igreja em sufrágio do amigo e irmão que partiu. Ele que, na infância não teve família, como órfão entregue aos cuidados de estranhos, sentiu, desde os tempos de aspirante em Jaboatão, que jovens e educadores inspirados por
Dom Bosco formavam uma grande família. Foi como família, que nos despedimos do bondoso Pe. Ricardo.
De todos os pontos, choveram mensagens exprimindo pesar, mas ao mesmo tempo gratidão por sua vida entregue à missão de Dom Bosco.
Maria Tereza Ricardo, sobrinha do P Ricardo:
Meu amado tio e amigo,
Ontem foi o dia dos pais e a todo momento lembrei do senhor, pois além de ter sido sempre um grande pai espiritual para todos nós, assumiu para mim e meus irmãos, a figura paterna, quando nosso pai ficou doente, ainda jovem. Sempre foi para nós um sinônimo de força, proteção, segurança, fé inabalável. Também ontem, dia dos pais, Deus lhe chamou para mais perto Dele e nós aqui, sentiremos eternas saudades das suas palavras e do seu sorriso, discreto, raro, mas que transmitia uma imensa paz.
Te amamos para sempre, Pe. Ricardo.
Pe. Diego Vanzetta (Roma):
Todos devemos eterna gratidão ao P Ricardo, que sabia amar a todos os Irmãos da Inspetoria, sem distinção de bons e menos bons. Louvado seja Deus e abençoada Nossa Senhora que P Ricardo sempre amou como filho devoto!
Julia Porto-ADMA de Jaboatão-Colônia:
Pe Ricardo, o senhor foi um santo no meio de nós. As palavras não descrevem todo exemplo de bondade, humildade, inteligência e respeito que dedicava a todos que tiveram o privilégio do seu convívio. Chegou agora no céu e já estamos com saudade aqui na terra.
Cristina Sampaio, Coordenadora Inspetorial da ADMA NE:
Um homem santo, falava com mansidão….! Sim…. Já está na Glória Eterna….. !
Nossa Senhora Auxiliadora conforte a todos. Minhas preces, minhas orações
Juliete-ADMA Bongi:
Meu querido padre Ricardo, verdadeiro Salesiano de D. Bosco, fiel ao carisma de nosso Pai e Mestre!
Um exímio e santo educador, sábio, humilde, amoroso, caridoso, de uma mansidão imensurável.
Seu grande legado que nos deixou servirá de exemplo e inspiração para todos que fazem a família salesiana.
Descanse em paz!
Na morada dos justos, mais um santo que Deus Pai acolhe em Seu Reino de Amor! Missão cumprida filho amado de. Nossa Senhora Auxiliadora. Nossa eterna
Pe. James Lucena, SDB:
Uma tristeza imensa invadiu o meu ser, mas ao mesmo tempo veio uma grande consolação: um grande pastor, um brilhante formador, um leal irmão, um amigo inseparável e … servo bom e fiel, combateu o bom combate. Que ele receba a coroa imperecível.
Arquidiocese de Natal – Gabinete do Arcebispo:
A Arquidiocese de Natal recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do Pe. Raimundo Ricardo Sobrinho – SDB, na noite deste domingo, 14 de agosto, em Natal, aos 89 anos de idade. Pe. Raimundo pertencia à Congregação Salesiana, era natural de Lavras de Mangabeira (CE) e, atualmente, residida em Natal. O velório e sepultamento ocorrem nesta segunda-feira, em Recife (PE).
Aos familiares do Pe. Raimundo, à Família Salesiana, na pessoa do Inspetor, Pe. Francisco Inácio – SDB, e a todos os seus amigos, desejamos a paz, a esperança e a consolação que vêm do Senhor.
Pe. Magno de Carvalho Xavier, SDB:
Grande mestre que deixará saudade. Que o belo testemunho de vida ofertada ao Reino de Deus, do nosso querido Pe. Ricardo, inspire as novas gerações.
Contamos com um amigo santo que intercede por nós junto de Deus.
Pe. Francisco Cibin, SDB:
A MÃE veio buscar o filho duas horas antes da festa começar no céu. Em tudo e por tudo seja louvado o Senhor que por tantos anos nos agraciou com a presença tão ilustre e virtuosa de um inesquecíveis irmão.
Pe. Francisco Demontier (Roma):
Obrigado, padre bom, pela compreensão, pela paternidade presente em seu nspetorado! Juntamente com Bené, Padre Antonio, Dom Valério, Dom Possamai, fará parte do quinteto de inspetores que marcaram nossa história nos últimos anos! Entregamos ao Pai do Céu o que temos de melhor, pois a ele pertence.
Por Setor Inspetorial de Comunicação