PASTORAL JUVENIL | Festival movimenta juventude salesiana de todo o Nordeste

PASTORAL JUVENIL | Festival movimenta juventude salesiana de todo o Nordeste
21 de novembro de 2019 Por pauloEvento é realizado no Recife e conta com a presença das Inspetorias São Luís Gonzaga e Maria Auxiliadora
A animação da juventude salesiana do Nordeste tomou conta de todos os corredores do Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, no Recife, nesta sexta-feira (15). Até o domingo (17), mais de 800 jovens participarão de momentos culturais, de espiritualidade e de animação na 24ª edição do Festival da Juventude Salesiana. O evento, que é idealizado pela Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São Luís Gonzaga do Nordeste do Brasil, em comunhão com a Inspetoria Maria Auxiliadora, tem o objetivo de fazer uma integração das articulações de toda a região, celebrando a temática pastoral do ano e levando o carisma de São João Bosco e de Madre Mazzarello a todos os participantes do evento.
O encontro começou com uma calorosa acolhida dos Jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Gramoré-RN e da AJS Gravatá-PE. Vestidos como um time esportivo, os representantes das duas delegações animaram os jovens que chegavam para participar do evento. Em seguida, uma animação no palco externo movimentou todos os participantes para entrarem no clima de festa e de confraternização. Outro destaque, foi uma mesa redonda transmitida pelas rádios salesianas do Nordeste. A atividade contou com a participação do inspetor Salesiano, padre Nivaldo Luiz Pessinatti, dos padres João Carlos Ribeiro e Francisco Inácio e de jovens da comissão da AJS. “Para nós salesianos, o festival celebra a caminhada da inspetoria em nossas casas e onde nós salesianos não temos presença. A expectativa é grande, pois conclui, de certa forma, os trabalhos da pastoral durante o ano. Estou muito contente com a realização do evento”, afirmou o delegado da Pastoral Juvenil, padre Francisco Inácio.
Durante a noite, todos os jovens foram conduzidos à Quadra Dom Bosco, que foi palco da cerimônia de abertura. Apresentações das casas de João Pessoa-PB, Areia Branca-RN, Juazeiro do Norte-CE e Petrolina-PE abrilhantaram a noite dando ênfase ao orgulho de ser nordestino e reforçando a fé do povo. Além da celebração, uma cristoteca foi realizada para marcar a noite de abertura. “O Festival da Juventude Salesiana é uma iniciativa que nasceu do seio da Pastoral Juvenil Salesiana do Brasil. Existem vários eventos semelhantes, mas no Nordeste, ele adotou uma proposta muito interessante. Na verdade, a importância está na realização dos trabalhos dos grupos juvenis, nas paróquias e nas ações sociais. Além disso, o clima que se vivencia neste festival é de festa, de alegria, de gratidão e de compromisso”, disse o padre Nivaldo Luiz Pessinatti.
Por Rhaldney Silva