PASTORAL JUVENIL | Com Dom Bosco, Peregrinos na Missão: Lançada a Colônia de Férias 2026

PASTORAL JUVENIL | Com Dom Bosco, Peregrinos na Missão: Lançada a Colônia de Férias 2026
28 de outubro de 2025 Por paulo21 anos das Colônias de Férias Salesianas: alegria, fé e missão
Em nossa Inspetoria, já se tornou tradição realizar, durante o mês de janeiro, a Colônias de Férias Salesiana, um tempo especial de encontro, partilha e evangelização com crianças e adolescentes.
Tudo começou na presença salesiana de Areia Branca (RN), que foi pioneira na realização dessa atividade. Percebendo o potencial evangelizador da experiência, a Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil (BRE) abraçou a iniciativa em 2005, estendendo-a a diversas presenças salesianas do Nordeste. Naquele primeiro ano, 20 comunidades participaram do projeto, com o apoio de 86 jovens animadores, entre salesianos, aspirantes e pré-noviços.
Desde então, as Colônias de Férias se consolidaram como um momento forte de evangelização e convivência salesiana, oferecendo a centenas de crianças e adolescentes, especialmente os mais simples, dias de alegria, aprendizado, lazer e fé.
A cada edição, um tema inspirador é escolhido, muitas vezes em sintonia com a estreia do Reitor-Mor e a Campanha da Fraternidade, ajudando a orientar reflexões, dinâmicas, orações e atividades.
Hoje, cerca de 30 localidades realizam o projeto todos os anos, mobilizando mais de 1.000 animadores voluntários. É uma oportunidade preciosa para muitos jovens desenvolverem o espírito de serviço e solidariedade, além de fortalecerem os laços de amizade e o sentido de pertença à missão salesiana.
Na edição de 2026, estaremos trabalhando o tema da Esperança, como um farol que nos ilumina para enxergarmos a presença do amor de Deus em meio aos nossos destinatários concretizados nas oficinas, nos bons dias, nas recreações, nas orações, nas formações e no encontro direto no pátio da vida. São jovens, crianças e adultos que, de diversas formas, irão encontrar na nossa proximidade a presença do próprio Dom Bosco, que não mediu esforços para falar, por meio do seu sistema preventivo, da necessidade de não desanimarmos em meio às tempestades da vida, e que com muita valentia, enviou à nossa querida América os seus melhores salesianos com a missão de confortar os corações de muitos jovens que foram mergulhados no sentimento do abandono.
A Colônias de Férias Salesiana continua sendo um sinal concreto da presença de Dom Bosco entre os jovens, levando esperança, fé e alegria às nossas comunidades.
(Você pode baixar o subsídio, clicando aqui!)
Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social / Pastoral Juvenil


