26º FESTIVAL DA JUVENTUDE SALESIANA | Segundo dia marcado por Santa Missa, catequeses, espiritualidade e Festa

26º FESTIVAL DA JUVENTUDE SALESIANA | Segundo dia marcado por Santa Missa, catequeses, espiritualidade e Festa
PASTORAL JUVENIL 26 de novembro de 2022 Por pauloO segundo dia do Festival da Juventude Salesiana (FJS) foi marcado por diversas atividades nas áreas de espiritualidade, formação catequética e momentos dinâmicos, ressaltando o protagonismo juvenil nos mais de 700 participantes presentes no Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, no Recife, neste sábado (26). Em todos os momentos, a missão de São João Bosco e de Madre Mazzarello fortaleceram os vínculos de amizades entre os jovens, religiosos e leigos da Inspetoria Salesiana do Nordeste.
A novidade deste ano foi a alteração nos horários das celebrações e de algumas atividades que eram tradicionais no sábado do Festival da Juventude Salesiana. O dia começou com uma animação; em seguida, foi apresentado aos jovens o novo coordenador da AJS Nordeste. A partir de 2023, o padre Magno de Carvalho, SDB, conduzirá a articulação juvenil. O sacerdote foi recebido com aplausos, na certeza de difusão do carisma salesiano nas obras sociais, colégios e paróquias da região.
Após a fala de recepção do padre Magno de Carvalho, os jovens foram conduzidos para catequeses, que tiveram como temática o protagonismo juvenil. O momento foi conduzido por religiosos que estão no caminho de se tornarem padres da Inspetoria São Luiz Gonzaga e de religiosas da Inspetoria Maria Auxiliadora. Dinâmicas, troca de experiências e atividades variadas fortaleceram o momento.
Em 2022, a missa, realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, propagou a figura do mais novo santo da Família Salesiana, Artêmides Zatti. Presidida pelo inspetor Salesiano do Nordeste, padre Francisco Inácio, a celebração marcou a caminhada das juventudes das casas salesianas. Toda a AJS Nordeste foi ofertada ao Senhor, como sinal de vida e ardor missionário na região que tem como marca a alegria e o protagonismo juvenil. Em sua homilia, o padre Francisco Inácio, destacou a importância da figura de Artêmides Zatti na doação de vida em favor dos mais pobres e marginalizados, fazendo um paralelo com o bom samaritano, personagem citado por Jesus no evangelho da Santa Missa. Na ocasião, o padre inspetor também compartilhou a alegria de reunir jovens em torno da mesa eucarística.
“É com muita alegria e satisfação que eu venho dizer que o sentimento que brota no meu coração é o de alegria, gratidão e entusiasmo diante da vida. Depois de dois anos sem o festival presencial, a gente poder participar desse calor e dessa vibração salesiana. Desejo que vocês deem continuidade em nossas casas quando voltarem no domingo. Um abração para todos”, expressou a Filha de Maria Auxiliadora, Irmã Giselle Ferreira.
Durante o período da tarde, os participantes do Festival da Juventude Salesiana vivenciaram momentos de animação, atividades esportivas, tendas vocacionais e confissões. A novidade foi a realização de um stand-up comedy com Yves Justino, leigo salesiano, que passou por vivências da AJS na Paróquia São João Bosco, em Gramoré, Natal, RN. O humorista realizou uma apresentação contando fatos engraçados da vida em comunidade. “Foi um momento marcante para a gente reviver fatos em que passamos em nossa comunidade paroquial. Achei muito engraçado. Yves, sem dúvidas é uma pessoa iluminada”, destacou a coordenadora da AJS Caetés, Samantta Araújo.
“Dois momentos que são marcantes para mim dos cinco festivais que eu tive a graça em participar. No meu primeiro festival como vocacionado, em 2013, estava começando a sonhar em ser um Salesiano de Dom Bosco na alegria do jovem nessa grande ação de graças que é o festival. Já outro festival que foi marcante já como Salesiano consagrado foi em 2017, quando tivemos a graça de receber o nosso reitor-mor aqui no meio dos jovens”, disse o irmão Yuri Kiuski.
O turno da noite chegou e uma das tradições do Festival da Juventude Salesiana é o momento mariano. Os participantes louvaram a Maria Auxiliadora com passagens bíblicas que trouxeram reflexões para atualidade. O momento foi preparado e idealizado pelos anfitriões da casa, a AJS Sagrado Coração de Jesus. O segundo dia de Festival foi concluído com a festa temática com o DJ Matheus, de Juazeiro do Norte/CE. Luzes, pirotecnia e muita animação movimentaram os mais de 700 jovens presentes no momento.
“Estou vindo para o Festival desde o ano de 2014 e estou muito feliz em poder participar do retorno desse grande evento presencial, onde reúne jovens de diferentes realidades que se unem em um só carisma. O momento da noite foi bastante aguardado pela nossa juventude, sem dúvidas, ficará marcado em nossa memória. Agradeço a missão dos Salesianos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em San Martin, que me fez despertar o amor e a dedicação por aqueles que São João Bosco dava preferência”, afirmou o coordenador da AJS San Martin, Paulo Cursino.
Por Rhaldney Silva (Comunicação AJS Nordeste) e Serviço de Comunicação Inspetorial
CONFIRA AQUI O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO DO FESTIVAL DA JUVENTUDE SALESIANA