PASTORAL JUVENIL | Segundo dia do Festival da Juventude Salesiana celebra a fé o compromisso cristão dos jovens

PASTORAL JUVENIL | Segundo dia do Festival da Juventude Salesiana celebra a fé o compromisso cristão dos jovens
21 de novembro de 2019 Por pauloMissa, ordenação, momentos culturais, festival de coreografias e de teatro e adoração ao Santíssimo Sacramento fizeram a alegria do dia
Emoção, engajamento e muito protagonismo juvenil marcaram o segundo dia do Festival da Juventude Salesiana, neste sábado (16), no Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus, no Recife. Celebração eucarística, catequese com os padres salesianos, atividades culturais, recreativas e religiosas envolveram os mais de 800 participantes da edição deste ano. Além de ser uma confraternização entre os grupos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Nordeste, o festival também reforça nos adolescentes e jovens e educadores o compromisso com a caminhada cristã. Este ano, durante a missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, o salesiano Antônio João Nascimento Neto foi ordenado diácono, pelas mãos do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, e acolhido pela assembleia presente.
A missa foi animada pelos integrantes da AJS Matriz de Camaragibe-AL. Um dos momentos que emocionaram os presentes foi o da ladainha de todos os santos. Ajoelhados e em clima de oração, todos entoavam o canto que recorda a vida das pessoas que são exemplo de vida para o povo de Deus. “Eu me sinto muito feliz pelo dia de hoje. Muitos dos meus amigos estiveram aqui, mas principalmente pela presença dos jovens no festival. Quero que todos saibam que o meu ministério é servir na família salesiana. Quero muito colaborar com a missão da congregação aqui no Nordeste”, declarou o diácono Antônio Neto. Outro destaque da manhã, foi a presença do pároco da Paróquia São José de Carpina-PE, padre Laércio José, que, nos
últimos meses passou por graves problemas de saúde, se recuperou e foi no evento dar seu testemunho e agradecer pelas orações de todos.
“Com grande alegria, celebramos a ordenação diaconal de Antônio Neto, uma pessoa tão querida pela juventude. Deus continua chamando e fala pelos acontecimentos. Desejo que este festival seja, de fato, uma fala de Deus para a juventude, convocando todos os jovens para sentir este chamado de Jesus. Que vocês, jovens, não tenham medo de dizer sim para realizar a missão”, afirmou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio. “Estamos muito felizes com esta celebração alegre e festiva. É um momento muito pentecostal, porque junto com toda essa euforia juvenil, podemos celebrar o silêncio, a beleza e a presença do Espírito de Deus”, completou o inspetor salesiano do Nordeste, padre Nivaldo Luiz Pessinatti.
Durante a tarde, os participantes também prestigiaram atividades culturais. Na quadra Dom Bosco, por exemplo, foi realizado o tão aguardado festival de coreografia. Integrantes de cinco Casas salesianas – Mazzarello (Recife-PE), Sagrado Coração de Jesus (Recife-PE), Serra do Mel (Rio Grande do Norte), Caetés (Abreu e Lima-PE) e o Colégio Salesiano de Salvador (BA) – expressaram diversas temáticas por meio da dança e da arte, valorizando a cultura e a fé do povo nordestino. Além disso, o esporte e as tendas vocacionais foram outros espaços que divertiram e informaram os jovens com atividades lúdicas, tendo como inspiração Dom Bosco e Madre Mazzarello. Em meio às variadas atividades da tarde, um número considerável de jovens aproximou-se do sacramento da Confissão, no Pátio da Misericórdia.
Um dos momentos mais aguardados do sábado é o do Teatro Boa Vista. Este ano, a atividade contou com uma novidade: um pocket-show com o padre João Carlos Ribeiro. Após a sua apresentação, as Casas salesianas de Jaboatão-PE (Colônia), Escola Dom Bosco (Salvador-BA), Paróquia São João Bosco (Gramoré-RN) e Escola Dom Bosco (Recife-PE) abrilhantaram a noite com o festival de teatro. Desafios e conquistas da vida de Dom Bosco, a alegria de viver, a fé
do povo sertanejo, a vivência dos jovens na Igreja e a vontade de nunca desistir dos seus sonhos, foram temáticas abordadas no local. Para encerrar a noite, uma procissão com Jesus Eucarístico tomou os corredores do colégio até à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, finalizando com um precioso momento de adoração.
Por Rhaldney Silva e Paulo Thiago
Imagem: Equipe Suporte de Comunicação