OEIRAS | AS “glórias” de Maria Auxiliadora através da presença piauiense

OEIRAS | AS “glórias” de Maria Auxiliadora através da presença piauiense
28 de maio de 2021 Por pauloA presença salesiana de Oeiras – Piauí tem vivenciado de forma intensa o mês dedicado à Virgem Maria e, de modo bem salesiano, tem dado passos no sentido de divulgar a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.
Foi com essa motivação, que a comunidade religiosa dos Salesianos de Dom Bosco do Piauí lançou a proposta “Nossa Senhora Auxiliadora em nossa casa” para as famílias da Diocese de Oeiras, especialmente as que residem no território da Paróquia do Rosário. A proposta consiste na visita, de casa em casa, de uma pequena imagem da Mãe Auxiliadora, a qual passaria um dia em cada residência. A adesão foi imediata e rapidamente todos os 31 dias do mês de maio estavam preenchidos, e a imagem tem peregrinado por várias famílias, inclusive das outras paróquias da cidade.
Em tudo, têm sido respeitadas as condições de cuidado e precaução sanitária, não havendo presença de pessoas estranhas à família, apenas a imagem e os materiais de oração são repassados, com a devida higienização, para motivar a oração mariana em família.
Além dessa prática, os salesianos em missão têm celebrado em diversas capelas dedicadas à Virgem Maria espalhadas por estes rincões, incentivando os fiéis ao amor e à fé nesse forte título: Auxiliadora dos Cristãos. Momento que merece destaque é a presença de uma comunidade onde Nossa Senhora Auxiliadora foi recentemente colocada como co-padroeira, a saber, no bairro Mirolândia, em Picos – Piauí. Padre José Pereira e o assistente Amós Santiago foram chamados para a celebração de abertura dos festejos, momento de muita alegria por ver a Virgem de Dom Bosco festejada entre o povo, mesmo sem um profundo contato com o carisma salesiano.
O dia 24 de maio, por sua vez, foi celebrado da melhor forma possível, dessa vez na residência salesiana de Oeiras-PI. Com a participação máxima de pessoas, por respeito às restrições pandêmicas, o Santo Terço abriu os inícios dos louvores à Mãe da Igreja, e às 19h30 Padre Pereira presidiu a Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, por primeira vez nestas terras. Com a simplicidade própria de uma mãe e a profundidade própria de uma Rainha, além da festa litúrgica houve festa com um saboroso “creme de galinha” típico da região, torta e música.
Bendito seja Deus por termos a oportunidade de contemplar a glória dos Céus através do olhar materno de sua Mãe, Maria Santíssima, verdadeiramente Auxiliadora do povo!
Por Amós Santiago