PICOS, PI | A quarta edição da Colônia de Férias Salesiana

PICOS, PI | A quarta edição da Colônia de Férias Salesiana
18 de julho de 2018 Por pauloA partir da proposta lançada pela Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, especialmente na pessoa do salesiano Padre Eudes Barreto Fernandes, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana, foi possível a realização de mais uma colônia de férias na cidade de Picos, no Piauí, a saber, a quarta edição. Ocorrendo na semana de 9 a 14 de julho de 2018, no território da Paróquia de São Francisco de Assis, o evento faz parte do calendário e das ações pastorais da própria Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, ocorrendo em um território onde os salesianos ainda não estabeleceram presença, qual seja, o Estado do Piauí.
Sendo construída a partir de uma comunhão de esforços, ao lado dos salesianos de Dom Bosco, estiveram empenhados na realização da colônia de férias os membros da Associação Aliança, especificamente os voluntários de um de seus projetos denominado Casa Aliança, além dos funcionários e colaboradores da Unidade Escolar José de Deus Barros, lugar onde a colônia pôde ser realizada com a devida segurança e adequação para a acolhida do público esperado. Na ocasião, ao longo da semana, o público partícipe foi de mais de 150 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens voluntários e diversos colaboradores. Ademais, de uma forma inédita, esta colônia contou com a colaboração de mulheres líderes da Pastoral da Criança da Diocese de Picos, as quais protagonizaram um momento de palestra para as mães das crianças, acerca do aproveitamento de alimentos e realização de dietas nutritivas.
A quarta colônia de férias no Piauí fez jus ao tema “Uma brincadeira que conduz a Deus”, uma vez que consistiu numa sucessão de brincadeiras e atividades lúdicas, envolvendo o público desde os seis anos de idade até a maioridade. Ao longo da semana, as crianças e adolescentes foram organizadas em grupos para a realização de uma gincana cultural, havendo disputas entre as quatro equipes, com o protagonismo de diversos jovens líderes. As equipes eram representadas por cores, a saber, branca, azul, verde-amarela e vermelha, e cada uma recebeu um jovem santo como patrono, respectivamente: São Domingos Sávio e os beatos Laura Vicuña, Eusébia Palomino e Zeferino Namuncurá. As histórias destes santos salesianos forma aprofundadas nos momentos de oração e nas próprias brincadeiras, sendo uma forma de divulgação dos valores da santidade salesiana. Ademais, a Palavra de Deus que é ensinamento de vida, esteve sempre presente nos momentos do “bom dia”.
O sábado fora marcado pela festa de encerramento, havendo a culminância da gincana cultural e diversas outras atrações, sendo que houve a participação da comunidade do bairro Parque de Exposição prestigiando o trabalho de todos os envolvidos. A premiação da equipe vencedora consistiu num passeio, realizado na tarde do próprio sábado, 14 de julho, ao shopping recém-inaugurado da cidade de Picos, o Piauí Shopping. Contando com a colaboração de diversos agentes e empresários, as crianças e adolescentes puderam vivenciar uma experiência de alegria, diversão, interação e aprendizagem nas instalações deste grande edifício de entretenimento. Era indescritível a emoção dos pequeninos pela oportunidade de passear neste lugar desconhecido por muitos.
“É que a gente quer mudar essa nossa realidade triste… Porque com educação se fazem cidadãos, deixando o mundo mais simples” – é o verso de uma paródia composta pelas próprias crianças e jovens, denotando o profundo anseio de suas almas. É neste sentido de educação e caminho de salvação, “encaminhando esses jovens numa vida com mais Deus no coração” – assim continua a paródia – que a colônia de férias pretendeu ser um instrumento a serviço de Deus, por meio do carisma legado por São João Bosco. Tais gestos, não obstante, só se tornaram possíveis com a atitude de diversos homens e mulheres de boa-vontade e esperança, aqueles que deixam de pensar em si para pensar um pouco mais no próximo, somando suas mãos e ofertas generosas e provando serem capazes de acreditar, agir e construir um mundo melhor. A estes, a gratidão, que é virtude do Céu, e a Deus a glória pela realização de mais uma colônia de férias no Piauí.
Por Amós Santiago