RECIFE-Sagrado Coração | Comunidade em Festa: Após 10 anos parados, sinos da Basílica voltaram a repicar

RECIFE-Sagrado Coração | Comunidade em Festa: Após 10 anos parados, sinos da Basílica voltaram a repicar
PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 8 de março de 2023 Por pauloDepois de um silêncio de 10 anos, os sinos da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista (Recife, PE) voltaram a soa e chamar a comunidade para participar das Missas e dos momentos de espiritualidade.
Este marco foi o resultado de 5 meses de Campanha, com iniciativa do Reitor, Pe. Délio Mota, envolvendo todos os grupos de fiéis que compõem a Basílica (Associação de Maria Auxiliadora, Leitores, Ministros da Eucaristia, Coroinhas, Catequese de Adultos e Salesianos Cooperadores), que resultou na entrega do patrimônio para o Recife neste último domingo, 05 de março. Momento marcado por muita alegria, e com direito a show pirotécnico.
Todo o trabalho, além do acompanhamento do Pe. Délio, foi comandado por duas empresas, uma de Maceió e outra de São Paulo.
A primeira realizou a reforma da estrutura, reforço da parte elétrica e pintura; enquanto a segunda cuidou da automação e programação dos sinos. Atualmente, estão programados para tocar, diariamente, às 12h e 15h; além de 15 minutos antes de cada Missa. Após este trabalho, é possível aplicar até 1.600 programações.
“Fiquei muito feliz em realizar um sonho da Comunidade. Lembro que havíamos plantado a semente da restauração dos sinos na Festa de 60 anos da Dedicação da Basílica. Foi muito gratificante ver as famílias emocionadas no momento da reinauguração.
Me senti, verdadeiramente, participando deste momento; muito feliz em poder ter ajudado neste sonho da comunidade.
Não é só um patrimônio dos salesianos, é um patrimônio para toda a comunidade que participa das missas durante a semana. e para a cidade do Recife.”
(Pe. Délio, Reitor da Basílica)
“Os sinos da Basílica são um patrimônio do povo fiel que frequenta com devoção este importante espaço de fé.
Na tradição da Igreja os sinos significam o anúncio, o chamado de Deus, o recolhimento, a necessidade da oração… a beleza!”
(Pe. Francisco Inácio, Inspetor Salesiano do Nordeste)
“Quando os sinos de uma Igreja tocam, para nós, católicos, é um chamado de Deus para as Celebrações Litúrgicas.
Padre Délio, bom Pastor, com o desejo de reunir mais as suas ovelhas, e iluminado pelo Divino Espírito Santo, teve a ideia luminosa de fazer tocar, novamente, os Sinos da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Obrigada, Padre, por nos causar muitas alegrias e emoções ao ouvirmos os sinos que estavam emudecidos.
Muitas bênçãos do céu para o Senhor, Padre Délio Mota.”
(Ademildes, coordenadora dos proclamadores das leituras das Missas).
- Após restaurados, os Sinos da Basílica voltam a soar para o Recife
- Imagem dos Sinos antes da Restauração, que envolveu mais de 50 padrinhos durante a Campanha
(Por Serviço Inspetorial de Comunicação Social)