RMG – Jubileu dos Jovens: o P. Fábio Attard e a Madre Chiara Cazzuola fazem um apelo a promover gestos de paz e compartilhá-los por meio de telas digitais
RMG – Jubileu dos Jovens: o P. Fábio Attard e a Madre Chiara Cazzuola fazem um apelo a promover gestos de paz e compartilhá-los por meio de telas digitais
25 de julho de 2025 Por paulo(ANS – Roma) – Um apelo genuíno para promover a paz e a reconciliação, voltado aos jovens de todas as partes do mundo, foi hoje divulgado em vídeo em todos os canais digitais da Família Salesiana e publicado no site symjubilee.org. O P. Fábio Attard, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, e a Madre Chiara Cazzuola, Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, solicitaram aos jovens globais que se tornem arquitetos de um futuro pacífico, reconciliado, repleto de Esperança.
“Deixem-se guiar pela Providência” como Dom Bosco, que, aos nove anos, recebeu a seguinte mensagem em um sonho: ‘Aqui está o seu campo, aqui é onde você deve trabalhar’. Você também é chamado a cultivar a paz no lugar em que você vive sua vida: na família, escola, comunidade – disse o P. Attard.
Inspirada pelo célebre sonho de Dom Bosco aos nove anos, no qual o menino João é incumbido de guiar e tocar os corações com bondade, a mensagem exorta cada jovem a zelar por seu “campo”: sua vida, família, instituição de ensino, comunidade.
“O Papa Leão nos convocou diversas vezes para sermos criadores e artífices da paz, transformando cada uma de nossas comunidades em ‘casa de paz’, onde, segundo suas próprias palavras, se aprende a neutralizar a hostilidade por meio do diálogo; se pratica a justiça; e se valoriza o perdão”, disse a Madre Chiara.
Este é também um convite para produzir conteúdos digitais que racontem “sementes de paz”, gestos cotidianos concretos de reconciliação, inclusão, diálogo e fraternidade – uma forma concreta de combater a cultura do ódio e difundir a paz, também através da mídia social.
O vídeo conta com legendas em cinco idiomas e será divulgado com o apoio global de escolas, oratórios, paróquias, missões e comunidades salesianas. A iniciativa, porém, é dirigida a todos os jovens: as contribuições digitais podem ser publicadas nas redes sociais pessoais ou comunitárias com as hashtags #SYMJubilee (Salesian Youth Movement) e #Peacebuilders; ou criadas diretamente no espaço dedicado padlet.com/symjubilee.
Fonte: ANS
