Salesianos BA | 120 anos do Liceu Salesiano e 15 anos do Colégio Dom Bosco

Salesianos BA | 120 anos do Liceu Salesiano e 15 anos do Colégio Dom Bosco
16 de janeiro de 2020 Por pauloTradição na arte de Educar
Os Salesianos Bahia comemoram, neste ano, a presença salesiana em Salvador com os festejos de 120 anos do Liceu Salesiano, localizado no bairro de Nazaré, e os 15 anos do Colégio Dom Bosco, na Paralela, a ser homenageado no dia 31 de janeiro. Aproveitando o momento, a Instituição criou e passa a utilizar nas suas peças publicitárias uma logomarca comemorativa em alusão ao aniversário das Unidades de Ensino.
Referência em Educação na Bahia e formador de diversas personalidades, de artistas a políticos locais e nacionais, o Liceu Salesiano do Salvador foi inaugurado em 11 de março de 1900, após escolha do local pelo Padre Giordano, primeiro salesiano a chegar na Bahia, em 1897.
Com arquitetura neoclássica e moderna, o prédio centenário da tradicional Instituição de Ensino iniciou suas atividades com as Escolas profissionais e marcou a história da Bahia e do Brasil, sobretudo da juventude menos favorecida, a exemplo dos jovens órfãos de Canudos.
Já em 2005, a expertise da trajetória educativa do Liceu Salesiano levou a Direção e a Inspetoria ao desejo de expandir seus limites e fundar uma nova escola em Salvador. Foi-se em busca de um projeto arquitetônico que priorizasse o conforto e o bem-estar dos estudantes, com modernas instalações, laboratórios, biblioteca, ginásio, quadras poliesportivas, além de amplos espaços de convivência.
Aliou-se à área de 31 mil m2 com excelente infraestrutura um projeto pedagógico moderno, agregado à tradição educativa dos Salesianos no Brasil e no mundo, e a filosofia salesiana que preza pela moral, por valores e pelo conhecimento inspirado do mestre Dom Bosco. Assim, nasceu o Colégio Salesiano Dom Bosco, mais uma instituição salesiana de ensino preparada para o desafio de formar crianças e jovens para a vida e para o mercado de trabalho.
É tempo de festa! Que possamos continuar seguindo com a nossa missão de trabalharmos o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio da Educação e da Evangelização, além da assistência social aos menos favorecidos com fraternidade e o compromisso de sempre da Rede Salesiana de Escolas.
Por Mário Preto
Revisão: Taiana Gama