SALESIANOS-BA | Dia do Ex-aluno Salesiano do Salvador 2020

SALESIANOS-BA | Dia do Ex-aluno Salesiano do Salvador 2020
4 de agosto de 2020 Por pauloNo dia 02/08/2020, foi celebrado, de maneira diferente mas também muito especial, o Dia do Ex-aluno Salesiano do Salvador, como já é tradição, há 10 anos, ser comemorado no primeiro domingo de agosto.
No ano em que são festejados os 150 anos do primeiro encontro dos Ex-alunos com Dom Bosco, quando Carlos Gastini, juntamente com 11 oratorianos voltaram para agradecer a Dom Bosco toda educação e ensinamentos recebidos, também comemoramos os 120 anos do Liceu, como presença Salesiana em Salvador, além do décimo ano do encontro anual dos Ex-alunos desta casa. Todos os anos são reunidos mais de 1000 Ex-alunos nesta data tão esperada. No ano de 2020, por conta de todas as restrições impostas pela pandemia do covid-19, a EADB – Associação dos Ex-alunos de Dom Bosco do Colégio Salesiano do Salvador, também se reinventou para manter a tradição deste dia especial.
Durante a semana que antecedeu a comemoração, foram postados cards e fotos que relembraram os anos anteriores.
O domingo foi iniciado com uma live, através do instagram da Associação, com a transmissão da Missa do Ex-aluno, presidida pelo Diretor dos Salesianos Bahia e Delegado Inspetorial dos Ex-alunos, Pe. Eudes Barreto. A missa foi pontuada por muita emoção, com uma linda homilia e canções conhecidas por diversas gerações de Ex-alunos, encerrada ao som dos hinos de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco. Com uma grande participação, os comentários, através do chat, faziam-nos recordar e reviver esses momentos, com um sentimento muito grande de amor e união.
Gratidão foi a palavra que definiu o sentimento desse dia, que reforçou o que temos de mais precioso, que são os ensinamentos que recebemos de Dom Bosco, ao longo da nossa vida, o espírito de solidariedade e de fé inesgotável.
Após a missa, através de um drive-thru, que proporcionava aos Ex-alunos uma breve circulada, dentro dos seus automóveis, pelas quadras internas do Colégio, foram arrecadadas (dentre doações presenciais e em conta bancária da Associação), cerca de 190 latas de leite, que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Quem teve a possibilidade de ir fazer sua doação presencialmente, ainda recebeu uma caneca, com a marca do evento, que já é tradição entre os participantes que fazem coleção das mesmas.
Foi um dia repleto de emoção. Por Dom Bosco, tudo!
Por Taiana Gama