SALESIANOS BA | Jovens catequizandos celebram a Primeira Eucaristia

SALESIANOS BA | Jovens catequizandos celebram a Primeira Eucaristia
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 18 de novembro de 2024 Por pauloCerimônias ocorreram nos dias 9 e 10 de novembro, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
Na jornada inicial de um jovem católico, a Primeira Eucaristia é um dos marcos espirituais mais importantes. Esse sacramento, porta de entrada para uma comunhão mais profunda com Deus, sela meses de preparação e aprendizado na Catequese. Para os catequizandos dos Salesianos Bahia, esse momento, celebrado entre familiares, amigos e educadores, representa um compromisso com a fé em Deus que agora se torna ainda mais concreto.
No dia 9 de novembro, os catequizados do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador se reuniram no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora para essa ocasião sagrada, enquanto os do Liceu Salesiano do Salvador vivenciaram a cerimônia no dia 10.
As missas foram conduzidas pelo Pe. Eudes Barreto, Diretor Geral dos Salesianos na Bahia, SDB, e contaram com a participação do Pe. Ildelfonso Mesquita, Coordenador de Pastoral e Reitor do Santuário, SDB, e o Pe. Maurício Lima, Diretor Geral do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari e Coordenador de Pastoral, SDB.
As cerimônias abriram espaço para a expressão de fé dos jovens, que receberam pela primeira vez o pão e o vinho – o corpo e o sangue de Cristo – como sinais vivos de uma fé que agora eles assumem com maior responsabilidade.
A caminhada dos catequizandos até à Primeira Eucaristia não foi breve; envolveu dedicação, escuta e aprendizado. A catequese nas casas Salesianas contou com as equipes Pastorais comprometidas e atentas a cada etapa do processo formativo. No Dom Bosco, os catequistas Anatília Aragão, Renato Silva e Thailson Novais, enquanto no Liceu, Thais Meneses e Edivaldo Estrela guiaram os jovens em um espaço acolhedor para que eles pudessem refletir, questionar, entender e, enfim, vivenciar os fundamentos da doutrina católica e a importância da fé nas escolhas e nas relações.
Cada catequizando, ao longo dos meses, foi incentivado a aprofundar sua compreensão sobre o papel da fé em suas vidas. A cada encontro, uma nova experiência de crescimento interior, descobertas sobre si mesmos e sobre a presença divina que os orienta foi proporcionada a eles.
Por Comunicação Salesianos Bahia