SALESIANOS BAHIA | Colégios promovem debate sobre saúde masculina em novembro

SALESIANOS BAHIA | Colégios promovem debate sobre saúde masculina em novembro
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 26 de novembro de 2024 Por pauloPalestras aconteceram no Liceu e no Salesiano Dom Bosco Salvador com o urologista e ex-aluno André Ribeiro
Há alguns anos, André Ribeiro, ex-aluno Salesiano, andava pelos corredores dos Salesianos Bahia. Agora, ele retorna à casa Salesiana e reencontra as histórias que viveu no Colégio, mas desta vez com um propósito diferente: conscientizar os educadores sobre a saúde masculina, em um mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e ao autocuidado.
No dia 12 de novembro, no Liceu Salesiano do Salvador, e no dia 19, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, os educadores reuniram-se para discutir temas importantes sobre saúde masculina. André Ribeiro, palestrante desta Formação de Novembro e ex-aluno Salesiano, atualmente é urologista titular da Sociedade Brasileira de Urologia e docente de medicina.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar disso, a resistência em realizar exames preventivos e buscar acompanhamento médico regular ainda é uma realidade.
A formação de novembro dos Salesianos Bahia vai bem nesse ponto: incentivar os homens a realizarem exames periódicos e promover a conscientização sobre a saúde masculina, de forma que estimule a criação de uma rede de apoio, onde os educadores se sintam motivados a engajar outros homens nessa causa.
Sobre André Ribeiro
André Ribeiro, palestrante da Formação de Novembro e ex-aluno do Liceu Salesiano do Salvador, é urologista titular da Sociedade Brasileira de Urologia e docente de medicina. A ligação com a salesianidade está enraizada em sua história: sua mãe, antiga professora do Liceu, hoje atua como salesiana cooperadora. Ele retornou à escola que marcou sua formação para compartilhar conhecimento e retribuir o aprendizado e o carinho vividos durante seus anos como estudante.