SALESIANOS BAHIA | Educar com o coração de Dom Bosco: Colégios celebram o Dia do Educador
SALESIANOS BAHIA | Educar com o coração de Dom Bosco: Colégios celebram o Dia do Educador
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 18 de outubro de 2024 Por pauloUma manhã de reflexões sobre a missão do educador e as comemorações pelos 45 anos de vida de Pe. Eudes Barreto, Diretor dos Salesianos Bahia
Dom Bosco sempre acreditou que ser educador é mais que uma profissão – é uma missão de vida. Para ele, o papel do educador salesiano vai além do ensino formal: é sobre guiar os jovens no caminho da bondade, do acolhimento e, sobretudo, do amor. Inspirados por essa visão, os Salesianos Bahia reuniram os educadores das três casas salesianas – Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari, Liceu Salesiano do Salvador e Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador – em uma manhã de celebração e reflexão no Dia do Educador Salesiano.
A programação começou com um momento oracional conduzido pela Pastoral dos Salesianos Bahia, que apresentou a parábola do semeador (Mateus 13:3-9, 18-30, 36-42) em formato de esquete. O versículo bíblico fala sobre um semeador que lança suas sementes em diferentes solos, e traz uma metáfora para o ato de educar.
Nessa metáfora, o educador é o semeador, e os jovens, os terrenos a serem cultivados. A encenação, realizada pelos agentes de Pastoral Josiane Ferreira, Thais Menezes e Eddy Estrela, foi narrada por Pedro Santos, assessor de Pastoral do Liceu Salesiano.
Após a encenação, Padre Ildefonso Mesquita, coordenador de Pastoral e reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, SDB, refletiu sobre o papel transformador do educador como aquele que prepara o solo para que as novas gerações possam crescer e florescer.
Cuidar da saúde mental é muito importante e, por isso, esse tema foi debatido na palestra conduzida por Thauane Rocha, professora e supervisora pedagógica do Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), para os educadores do administrativo.
Durante sua fala, ela ressaltou a importância de olhar para a saúde mental de forma prática e urgente, especialmente sobre aqueles que têm a missão de educar. Manter-se mentalmente saudável significa também ser capaz de apoiar os outros – e, como educadores, é essencial estar bem para poder oferecer o melhor aos estudantes.
Outro momento importante da manhã foi a apresentação da Campanha de Matrículas 2025 dos Salesianos Bahia, conduzida pela coordenadora de comunicação Clara Camardelli. Na ocasião, foi revelada a nova identidade visual para este ano, o mote que inspira a campanha e os ideais que guiarão a instituição no próximo ano letivo.
Camardelli também compartilhou com os educadores administrativos um panorama das expectativas dos Salesianos Bahia para acolher novos jovens em sua comunidade.
Parabéns para Pe. Eudes Barreto
Além das reflexões, a manhã foi marcada por um momento especial de celebração: o aniversário de 45 anos do Padre Eudes Barreto, Diretor Geral dos Salesianos Bahia, SDB, que há seis anos dedica-se à missão salesiana no estado.
As homenagens começaram com dinâmicas interativas conduzidas por Gustavo Nery e Jeferson Albuquerque, supervisores dos Departamentos de Arte e Cultura do Liceu e do Dom Bosco Salvador, respectivamente
O momento mais emocionante foi a surpresa preparada pela mãe de Pe. Eudes, Marluce, que enviou uma linda mensagem em vídeo, e trouxe lembranças carinhosas da família. A emoção tomou conta quando o vídeo foi exibido.
|
Houve também a entrega de presentes. Em um gesto de gratidão, carinho e reconhecimento de toda a comunidade salesiana pelo seu amor, dedicação e trabalho à frente da obra salesiana, o Conselho Gestor dos Salesianos Bahia, as equipes pedagógicas das três unidades e o CSC Administrativo presentearam Pe. Eudes.
Por Comunicação Salesianos Bahia
Imagens: Cleise Cardoso