SALESIANOS BAHIA | Formação sobre educação com equidade étnico-racial alinhada ao Socioemocional

SALESIANOS BAHIA | Formação sobre educação com equidade étnico-racial alinhada ao Socioemocional
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 19 de dezembro de 2024 Por pauloA palestra foi destinada aos educadores especializados em educação socioemocional que atuam em Salvador e Camaçari
Com o intuito de aprofundar conhecimentos a respeito da educação com equidade étnico-racial, que visa a construção de um ambiente escolar mais saudável e respeitoso, o Núcleo de Formação Continuada promoveu no último dia 06 de dezembro, no Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, uma formação destinada aos educadores especializados em educação socioemocional que atuam nas casas salesianas de Salvador e Camaçari.
Ministrada pela especialista educacional do projeto LIV (Laboratório Inteligência de Vida), Rafaela Paiva, sob a temática “Por uma escola antirrascista!”, a palestra oportunizou um espaço de reflexão e fortalecimento das práticas pedagógicas, através de ações que não se restringem somente a um certo período do ano, a exemplo da Semana da Consciência Negra, comumente celebrada no mês de novembro, mas que se perpetuam no dia a dia escolar.
“Falamos um pouco sobre o desenvolvimento do programa com quem está fazendo isso na sala de aula, para que a gente possa avaliar e aperfeiçoar esses processos para o próximo ano. Estou muito feliz de participar desse momento”, afirmou a consultora pedagógica.
Ao longo da explanação, Paiva realçou a ligação do tema com o socioemocional, prática de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento de habilidades como empatia, comunicação e capacidade crítica. Nesse sentido, entra em cena a ponderação de que, a partir do momento que uma pessoa busca entender como o outro se sente, pode surgir o desejo de mudança de comportamento, em uma possível situação de salteamento.
“Foi abordado um tema importantíssimo para a conscientização cidadã e profissional. Para fazer as devidas analogias, a palestrante trouxe à baila o pensamento de diversos teóricos, filósofos e educadores, como Florestan Fernandes e Paulo Freire. Foi um momento iluminado, significativo e prazeroso que também oportunizou aos participantes revisitar vivências pessoais. Precisamos multiplicar esses momentos com um público maior, ou seja, mais professores e demais colaboradores”, avaliou Cláudia Castro, coordenadora pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco Camaçari.
A formação ocorreu após solicitação do Núcleo de Educação Socioemocional dos Salesianos Bahia, que atende aos estudantes da Educação Infantil até o Fundamental Anos Iniciais. O grupo é comandado por Cynthia Tanajura (Liceu), Katherine Guimarães (Dom Bosco Salvador) e Cláudia Castro (Dom Bosco Camaçari).
Palestrante
Rafaela Paiva é doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2018), e também já desenvolveu linhas de pesquisas pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Ela atua como consultora pedagógica do LIV desde 2021.
Vale pontuar que o LIV é um programa brasileiro de grande referência em educação socioemocional. O projeto engloba toda comunidade escolar, desde de alunos e professores, chegando também às famílias, com o objetivo de auxiliar o processo de entendimento sobre si, sobre o outro e sobre o mundo.