SALESIANOS | Em Jaboatão (PE), realizado II Retiro anual com o Pe. Pascual Chávez

SALESIANOS | Em Jaboatão (PE), realizado II Retiro anual com o Pe. Pascual Chávez
5 de setembro de 2023 Por pauloDurante os dias 28 de agosto a 02 de setembro, na Colônia Salesiana em Jaboatão dos Guararapes-PE, aconteceu o II Retiro Anual dos Salesianos, reunindo salesianos, noviços e membros da Família Salesiana, em um ambiente de serenidade e reflexão espiritual.
A sra. Inês Martins partilhou conosco que, “O retiro foi um momento de grande espiritualidade, um aprendizado único. Além da convivência fraterna, uma confirmação do aprendizado, que eu enquanto leiga, posso testemunhar. É um privilégio e alegria poder participar, pela primeira vez, do Retiro Anual junto com os Salesianos” (Ana Inês Martins-ADMA de Jaboatão, Oratório Dom Bosco).
P. Pascual Chávez Villanueva, sdb, Reitor-mor emérito, pregador do retiro, compartilhou sua vasta experiência, inspirando os presentes. A Colônia Salesiana, também conhecida como Belém Salesiana, proporcionou um ambiente propício para a oração e o crescimento espiritual, afastando as distrações do cotidiano.
Ao finalizar o retiro, P. Páscual Chavez nos deixou uma mensagem particular para aqueles que estão lendo essa matéria:
“Meus queridos irmãos, estamos concluindo o segundo exercício espiritual anual da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, Nordeste do Brasil. Como sempre, dou graças a Deus, em primeiro lugar, por ser um instrumento seu aos irmãos em Espírito para acompanhar esta aventura espiritual. Nesta ocasião, estavam presentes os noviços, os irmãos, leigos, uma irmã Filha de Maria Auxiliadora e uma Voluntária. O que quero comunicar-lhes, fundamentalmente, toda a nossa Identidade Carismática e ao mesmo tempo o profundo incentivo de Igreja, conhecendo sempre mais as linhas do Papa Francisco para a Igreja. Que Deus os abençoem” (P. Pascual Chavéz, IX Sucessor de Dom Bosco, Reitor-mor emérito).
Durante esses dias, os participantes mergulharam na Palavra de Deus por meio de pregações, meditações e momentos de oração, enfatizando o discernimento espiritual em busca da vontade de Deus em suas vidas. O II Retiro Anual foi uma oportunidade valiosa de recolhimento, aprendizado e crescimento espiritual para todos os envolvidos.
Outros participantes também puderam deixar o seu testemunho sobre a experiência do Retiro anual:
“Foi uma alegria poder fazer a experiência do Retiro Anual Salesiano, sobretudo, com a presença do nosso IX Sucessor de Dom Bosco, P. Pascual Chavéz, que ficou o período de 2002 a 2014 como Reitor-mor. A sua presença muito nos diz, acima de tudo pelo seu testemunho, vida de oração e a profundidade dos textos utilizados. Faço uma ressalva, no início ele utilizou o Salmo 26 ‘Senhor é vossa face que procuro, não escondais vossa face de mim’ e, posteriormente, todo o itinerário sobre o carisma salesiano, a graça da unidade, os conselhos evangélicos, a vida fraterna, o sentido da conversão e concluiu com a presença de Nossa Senhora, Mãe e mestra que nos guia. Do retiro, possamos trazer frutos e, acima de tudo, a prática de tudo aquilo que nós vivenciamos por meio da espiritualidade salesiana” (P. Cleyton Coutinho, Salesiano de Dom Bosco).
“A minha experiência de retiro com o Reitor-mor emérito, P. Pascual Chávez, foi uma experiência muito profunda de maior conhecimento do carisma salesiano. Ele trouxe temas de salesianidade muito importante para nós, como a vivência fraterna e comunitária, o sonho dos 9 anos de Dom Bosco. Foi uma experiência de muito aprendizado e renovação da minha vocação, enquanto noviço salesiano” (N. Vinícius Andrade, noviço da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo).
“Falar do retiro é um desafio, porque foi um momento muito forte, momento de restauração de vida e salesianidade. Estar num ambiente que, também, favorece, sobretudo, o caminho e itinerário formativo que nos foi dado, um caminho muito importante, um oásis em minha vida. Como dizia ao P. Pascual, foi momento de profetismo, ele foi esse profeta, sobretudo, encerrando com Nossa Senhora, a visão do sonho, todo itinerário até desembocar na profecia do Magnifica” (Ir. Conceição Costa, Filha de Maria Auxiliadora).
Por S. Ronyelli Andrade