SALESIANOS | Sr. Robério de Moraes: 01 ano de sua partida

SALESIANOS | Sr. Robério de Moraes: 01 ano de sua partida
24 de fevereiro de 2021 Por pauloO fascículo 01 da Coleção Vida Salesiana (coordenação: Pe. José Pereira e Luiz Moura) recolhe um fato engraçado da atuação do Ir. Robério em Juazeiro do Norte.
Antes de iniciar as aulas de cada dia, é costume salesiano fazer uma oração e dirigir uma palavra-mensagem que, em geral era feita pelo Pe. Diretor. Essa palavra-mensagem era chamada de “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, dependendo do momento. Os “bons dias” aconteciam na quadra de futebol de salão ou também no teatro. Quando chegou Sr. Robério Morais para coordenar a escola, transferiu os bons dias ou boas tardes para o pórtico das salas de aula. Pôs uma tribuna bem a frente à secretaria – no centro do pórtico – e os alunos ficavam em fila de um lado e do outro do pórtico. Geralmente ficava Sr. Robério sozinho para dar conta da escola inteira.
Certo dia, Robério, de cima da tribuna, tentava controlar a indisciplina e conversa dos alunos. Olhava para um lado e para outro, e nada. A solução foi escolher uma vítima. Quem? Tiago Santana. Tiago estava bem perto da tribuna, conversando com Hugo Santana. Robério olhou para os dois e gritou para todos ouvirem:
– Parem de conversar!
O silêncio foi sepulcral. Não se ouvia nem respiração.
De imediato, no meio do silêncio Tiago falou:
– Ele está me futucando!
Robério sem pensar disse:
– Você vai me ensinar a futucar na secretaria!
Os meninos, ainda crianças, começaram a chorar e foram parar na secretaria para ser advertidos e liberados a seguir.
Por Luiz Moura – Do livro: Salesiano: uma história viva na memória e no coração