SALVADOR (BA) | Arte e música em sintonia: Exposição de Artes dos estudantes dos Anos Iniciais homenageia Moraes Moreira

SALVADOR (BA) | Arte e música em sintonia: Exposição de Artes dos estudantes dos Anos Iniciais homenageia Moraes Moreira
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 9 de outubro de 2024 Por pauloA Exposição teve como tema “CHAME GENTE – Arte, Música e Poesia nas obras de Moraes Moreira”
O legado de Moraes Moreira, ícone da música popular baiana, ganhou vida artística nos corredores do Liceu Salesiano do Salvador. Conhecido por embalar carnavais e influenciar gerações com suas composições, o artista agora inspira uma nova geração de criadores: as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Na exposição “Chame Gente, arte, música e poesia nas obras de Moraes Moreira”, realizada no último dia 28 de setembro, os estudantes transformaram as melodias do cantor baiano em telas, colagens e instalações artísticas que exploram as diferentes facetas de sua obra.
Ana Carla Cabral, professora de Artes, refletiu sobre os desafios e a beleza de trabalhar com as obras de um artista essencialmente musical. “Foi um grande desafio no início, porque nós trabalhamos com um artista do áudio, da música, não tínhamos imagens para fazer as leituras, como a gente costuma fazer com artistas plásticos. Mas logo as crianças se renderam ao encantamento das músicas de Moraes Moreira e começaram, então, a criar essas paisagens sonoras”.
Ao caminhar pelas exposições de artes, é impossível não ser levado pelas cores e pela trilha musical. Canções como “Preta Pretinha”, “Pombo Correio” e “Lindo Balão Azul” ali se destacavam, mas, desta vez, em forma de arte visual, nas mãos dos pequenos artistas.
Cada turma dos Anos Iniciais teve a oportunidade de explorar uma parte do vasto repertório do artista, e utilizar diferentes técnicas artísticas para traduzir em imagens as músicas que encantaram a Bahia.
1° Ano: “Preta Pretinha” e “As Abelhas”
As crianças do 1º Ano pintaram telas inspiradas em “Preta Pretinha” e “As Abelhas”. Elas usaram pincéis e tintas para dar vida a essas melodias que contam histórias do dia a dia e da natureza.
2° Ano: “Lindo Balão Azul”
No 2º Ano, a música “Lindo Balão Azul”, interpretada por Moraes Moreira, foi a inspiração para os pequenos artistas. Eles utilizaram uma técnica mista com madeira, tinta e massa para criar suas obras de arte.
3° Ano: “Pombo Correio”
A música que fala de distância e saudade, “Pombo Correio” foi transformada em lindas pinturas de cores suaves em tecidos.
4° Ano: “Chame Gente” e “Eu sou o Carnaval”
A alegria contagiante de “Chame Gente” e “Eu Sou o Carnaval” ganhou forma nas pinturas em tela e colagens dos alunos do 4º Ano. Eles usaram cores vibrantes para trazer muita energia às obras, assim como as músicas de Moreira, e recriar a essência do carnaval baiano.
5° Ano: “Farol da Barra” e “Novos Baianos”
Os estudantes do 5º Ano fizeram um tributo artístico às músicas “Farol da Barra” (Novos Baianos) e “Sintonia”. Eles utilizaram tinta guache e colagem para criarem as pinturas que representassem a sintonia de Moraes Moreira com a tradição e inovação.
Ana Carla acredita que, mais do que apenas reproduzir as canções em imagens, as crianças tiveram uma vivência real da obra de Moraes Moreira. “Selecionamos as músicas de acordo com o tema, com a faixa etária de cada ano, e fomos adaptando para uma linguagem que eles tivessem compreensão. Utilizamos técnicas mistas, com vários materiais, utilizamos a pintura, o recurso do desenho, a linguagem do desenho. E saiu tudo isso que a gente viu no sábado, que foi muito lindo”.
Para ela, um dos maiores legados da exposição foi apresentar Moraes Moreira a uma nova geração. “O mais bacana de tudo foi apresentar para as crianças, para essa geração, as músicas de Moraes Moreira. Eles aprenderam várias músicas, não ficaram presos apenas àquelas que selecionamos para as atividades, mas tiveram a oportunidade de conhecer várias outras, levaram isso para casa, para as famílias”.
Por Comunicação Salesianos Bahia