SALVADOR (BA) | Estudantes Salesianos exploram as ciências através da Semana de Mostra Científica Salesiana

SALVADOR (BA) | Estudantes Salesianos exploram as ciências através da Semana de Mostra Científica Salesiana
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 7 de outubro de 2024 Por pauloProjeto movimentou o Liceu Salesiano do Salvador com propostas de inovação científica, sustentabilidade e exploração sensorial
A rotina de um estudante salesiano vai muito além das aulas tradicionais quando a curiosidade é o motor da aprendizagem. Nos dias 27 e 28 de setembro, a Semana de Mostra Científica Salesiana – SEMOCS transformou o cotidiano dos estudantes do Fundamental Anos Finais em uma jornada pelo conhecimento científico. Entre maquetes, experimentos sensoriais e expressões artísticas, a SEMOCS foi uma janela para o futuro, que instigou os jovens a pensar de forma crítica sobre os desafios do mundo.
A professora de ciência Taisa Said explica que esse projeto reforça e integra múltiplas formas de aprendizado. “A importância da SEMOCS para a comunidade salesiana é fomentar a ciência no cotidiano em diversas linguagens, em diversas artes: no teatro, na música, na dança e em todas as outras expressões da ciência”.
No primeiro dia, os alunos circularam entre os stands para trocar ideias com os colegas e conhecerem os projetos desenvolvidos. O segundo dia trouxe um brilho extra, com os pais dos estudantes presentes para acompanhar de perto as criações dos seus filhos, que deram vida à SEMOCS. Uma plataforma para explorarem temas como energias renováveis, urbanização sustentável e até mesmo a ciência por trás das emoções humanas.
Esse conceito condiz com a experiência de Milena Ayla, estudante do 7° ano, que vê a SEMOCS como algo para além de feira de ciência. “É uma oportunidade incrível de mostrar o que a gente aprendeu em sala de aula para outras pessoas. A SEMOCS dá voz aos alunos salesianos para mostrar os problemas e encontrar soluções para o que estamos enfrentando no mundo”.
sabele Cristina, estudante do 7° ano, compartilha da mesma visão otimista de Ayla. “Estou achando incrível. É uma feira científica em que podemos explorar os cantos mais inesquecíveis do nosso conhecimento. A gente se diverte e explora ao mesmo tempo. Há uma comunhão entre a razão e o divertimento, é um lugar mágico”.
Planetário
A imersão começa logo no Planetário, um ambiente cuidadosamente criado para recriar a vastidão do espaço sideral, com projeções realistas. Entre projeções de estrelas e planetas, os estudantes puderam aprender, de forma prática e interativa, sobre o sistema solar e os mistérios que o cercam.
O Observatório do Conhecimento
As atividades não pararam por aí. O Observatório do Conhecimento ofereceu uma experiência que uniu ciência, matemática e meio ambiente. De forma interativa, os visitantes foram desafiados a encontrar soluções para questões como o consumo consciente e a sustentabilidade, enquanto refletiam sobre os impactos das escolhas cotidianas no planeta.
O projeto também priorizou o protagonismo juvenil. Como as estrelas do projeto, os próprios alunos explicaram suas pesquisas, detalharam seus trabalhos e interagiram com os pais e visitantes.
“É muito legal ver os nossos pais virem prestigiar a gente. É uma evolução, que sempre que participamos de uma culminância como essa, a gente aprende mais”, diz Antônio Sampaio, estudante do 6° ano, ao destacar o valor desse reconhecimento.
A Ciência dos sentidos
Se a ciência nos ensina a ver o mundo, a SEMOCS fez isso literalmente com as salas sensoriais. Dividida em temáticas como Café, Chocolate e Cinco Sentidos, essas salas levaram os visitantes a um universo de experimentações gustativas, olfativas e táteis.
Na sala do chocolate, por exemplo, os alunos aprenderam sobre a cadeia produtiva do cacau, desde sua importância econômica até sua relevância cultural, ao mesmo tempo em que degustavam o produto final.
Do outro lado, a ciência e a cultura se entrelaçam. O espaço dedicado ao café proporcionou uma imersão nas sensações e histórias que cercam essa bebida tão brasileira.
Essas experiências sensoriais tinham o objetivo de provocar reflexões sobre como nossos sentidos moldam nossa percepção do mundo e podem ser usados como ferramentas para o aprendizado.
Ciência e emoção
No SEMOCS Show – Sabor e Sentimento, os estudantes subiram ao palco para revelar como a ciência e as emoções estão conectadas. Os estudantes apresentaram esquetes e performances artísticas que ligavam sentimentos de alegria, medo e surpresa a reações químicas e biológicas. Foi uma aula de ciências que se transformou em espetáculo.
Palestras que fazem pensar
Para além do lúdico, a SEMOCS trouxe discussões importantes e urgentes. Nas palestras, temas como a produção sustentável de chocolate, ministrado por Alessandra Nascimento, e a cadeia produtiva do café, com Fernando Oliveira, chamaram atenção para a importância do consumo consciente e da sustentabilidade.
Para tal aluno do ano, experiências como essas “Nos proporciona conhecer muitas áreas da ciência, como as plantas, microrganismos, e trabalhar tudo o que a gente fez durante o ano. Assim, os pais podem conhecer tudo o que a gente fez”, relata Julia Barros, aluna do 7° ano.
Por Comunicação Salesianos Bahia