SALVADOR (BA) | In Concert Show destaca talento estudantil com homenagem à Tropicália

SALVADOR (BA) | In Concert Show destaca talento estudantil com homenagem à Tropicália
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 11 de dezembro de 2024 Por pauloEspetáculo une música e história ao revisitar o movimento cultural que marcou os anos 1960
O auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, no dia 25 de novembro, foi palco de uma viagem cultural e musical com o In Concert Show. A apresentação, que encerrou o projeto das aulas de banda deste ano, trouxe como tema a Tropicália, movimento cultural que revolucionou a música brasileira nos anos 1960.
Com arranjos cuidadosamente selecionados e uma performance enérgica, os estudantes mostraram técnica musical e sensibilidade artística ao revisitar clássicos de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes. Sob a orientação do professor Rafael Pereira, os grupos de alunos homenagearam a Tropicália através do canto e de instrumentos, em um repertório desafiador que valorizou o equilíbrio entre o clássico e a experimentação.
Rafael atribui a escolha do tema ao impacto cultural e educacional do movimento: “A escolha do tema Tropicália para o show está diretamente alinhada aos objetivos educacionais e artísticos do projeto. Resgatar esse momento da história da música brasileira permite aos alunos compreenderem a riqueza e a diversidade de nossa cultura, além de conectá-los com um período de transformação que redefiniu o cenário artístico nacional”, explica.
Além do show, uma aula de história e cultura
O In Concert Show vai além do espetáculo. É o resultado de meses de trabalho, em que teoria e prática musical se encontram para ampliar o aprendizado dos estudantes. O tema escolhido não foi ao acaso: a Tropicália, com sua mistura de ritmos brasileiros e influências internacionais, oferece a eles a oportunidade de reflexão sobre identidade cultural, arte como expressão social e a importância da música na formação do pensamento crítico.
O professor esclarece que o projeto também é um exercício de criatividade e desafio para eles interpretarem a Tropicália: “Ao mesmo tempo, o projeto oferece uma oportunidade de explorar repertórios desafiadores, criativos e carregados de significados, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da arte como expressão social”.
Para os familiares e a comunidade escolar que acompanharam, o espetáculo trouxe nostalgia e emoção. Para os estudantes, foi um exercício de superação e aprendizado musical que destacou a relevância da música como ferramenta de conexão e transformação.
Por Comunicação Salesianos Bahia