SALVADOR (BA) | No ritmo de Moraes Moreira: Literatura Mágica leva crianças ao universo musical de Moraes Moreira
SALVADOR (BA) | No ritmo de Moraes Moreira: Literatura Mágica leva crianças ao universo musical de Moraes Moreira
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 11 de novembro de 2024 Por pauloProjeto envolve dança, música e teatro para resgatar os clássicos que marcaram gerações no Brasil
No embalo da rica obra de Moraes Moreira, o projeto Literatura Mágica levou o universo musical do artista aos estudantes do Fundamental Anos Iniciais do Liceu Salesiano do Salvador. Realizado entre 31 de outubro e 1º de novembro, o evento contou com música, dança e teatro para homenagear esse ícone baiano.
O projeto, uma extensão da Exposição de Artes dos Anos Iniciais, idealizada pela professora Ana Carla, teve continuidade com o trabalho dos professores de Música, Léo Couto, e de Teatro, Fernando Antônio. Ao longo do processo, as crianças descobriram e estudaram grandes sucessos da carreira de Moraes, de diferentes fases do músico, dos tempos dos Novos Baianos até sua trajetória solo.
Com o apoio dos professores de dança e teatro, cada turma participou da construção de coreografias e da exploração dos ritmos musicais. Músicas essas que foram exploradas através de movimentos corporais e brincadeiras lúdicas, de forma que ampliassem a compreensão e o vínculo autêntico das crianças com obras que marcaram gerações anteriores.
Hits do frevo de Moraes como “Pombo Correio”, “Coisa Acesa”, “Chão da Praça” e “Vassourinha Elétrica” foram interpretados com alegria e sintonia. A professora de dança Brisa Fernandes ajudou a compor as coreografias, que traduziram lindamente a energia do contagiante do frevo presente nas obras do artista.
Com a familiaridade das canções bem estabelecida, chegou o momento de selecionar e distribuir as músicas para cada turma, considerando o estilo musical e a idade das crianças. A turma de sete anos, por exemplo, explorou faixas do álbum infantil de Moreira e sua participação especial no “Balão Mágico”. Para cada canção, arranjos foram elaborados, e os estudantes ensaiaram formas de apresentar essas músicas no teatro.
A montagem do Musical envolveu também um estudo dramatúrgico sobre texto teatral de Moraes Moreira. Nela, os estudantes experimentaram personagens e realizaram leituras dramatizadas, antes de ensaiar a composição das cenas e a escolha dos papéis de cada um. Para o professor Fernando, a empolgação das crianças fez toda a diferença para o sucesso do projeto: “Desde o início os alunos se encantaram com a possibilidade de homenagear Moraes e a partir daí o envolvimento foi crescente”.
Por Comunicação Salesianos Bahia
Foto: Lorena Oliveira