SALVADOR (BA) | Três irmãs, três conquistas: gêmeas e estudantes do Liceu Salesiano do Salvador celebram aprovação na UFBA

SALVADOR (BA) | Três irmãs, três conquistas: gêmeas e estudantes do Liceu Salesiano do Salvador celebram aprovação na UFBA
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 3 de fevereiro de 2025 Por Renata CruzIsadora, Sophia e Katarina Svec, irmãs gêmeas e ex-alunas do Liceu Salesiano do Salvador, estão comemorando uma vitória tripla: a aprovação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cada uma conquistou uma vaga em um curso diferente: Direito, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, respectivamente.
A notícia da aprovação foi recebida com muita euforia, como contam as irmãs: “Acredito que o maior sentimento foi o de dever cumprido. Estávamos há tanto tempo focadas em nossos objetivos que, quando a aprovação chegou, foi uma alegria imensurável”, relatam. Mesmo com personalidades e gostos distintos, o apoio mútuo entre as três foi essencial para alcançar a meta.
A escolha de cada curso foi natural e refletiu os interesses individuais de cada uma. Katarina afirma que Arquitetura e Urbanismo era o caminho certo para ela: “Foi como se uma peça se encaixasse. Quando pensava no meu futuro, não me via fazendo nada a não ser isso”. Sophia explica que a decisão por Engenharia Mecânica veio por afinidade e curiosidade, enquanto Isadora destaca que o Direito foi um caminho construído ao longo dos anos: “Foi um caminho sendo trilhado, acredito eu, formado principalmente por interesses que eu já tinha ou fui adquirindo durante o ensino médio”.
Na rotina de estudos, havia tanto individualidade quanto colaboração. “Podemos dizer que estudávamos juntas e separadas ao mesmo tempo. Cada uma pegando o assunto e estudando por si só, mas chegava na véspera das provas e todas se reuniam para revisar e estudar mais um pouquinho juntas”, contam. Para elas, esse equilíbrio e a troca constante foram fundamentais na preparação.
As irmãs reconhecem o papel do Liceu na jornada acadêmica e na formação humanas delas. “Sentimos no Liceu um apoio emocional e espiritual: considerando nós alunos de maneira integral. Todos os membros da comunidade, professores, auxiliares, coordenação, Pastoral, sempre tiveram um tratamento humanizado e sensível, principalmente aos alunos concluintes cheios de ansiedade e incertezas”, valorizam.
O suporte dos professores também foi um diferencial. Cada uma das irmãs teve um docente que marcou sua trajetória. Katarina menciona o professor Ronaldo, que ensinou a importância da paciência e do esforço. Sophia destaca as aulas do professor Diógenes, que tornaram Biologia sua disciplina favorita. Já Isadora fala, com carinho, da professora Raquel: “Ela me mostrou que, é possível ser forte, decidida e firme sem perder o que é mais caro para a humanidade: a sensibilidade”.
Apoio familiar e expectativa para o futuro
- Foto: Divulgação
A aprovação tripla foi motivo de grande emoção para a família. “Foi um misto de sentimentos de nos ver conquistando algo tão importante unidas. Nossa família sempre acreditou muito em nós e nos deram as ferramentas necessárias para buscar nossos caminhos e realizações. A aprovação é o reflexo do amor, dedicação e apoio que recebemos”, comentam.
Agora, as três se preparam para essa nova fase na universidade, com perspectivas diferentes, mas com um objetivo comum: crescer e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Para os estudantes que ainda estão em busca da aprovação, elas deixam conselhos: “Continuar acreditando em si mesmo com todas as adversidades”, disse Sophia. Katarina completa: “Se você acredita naquilo e é o seu desejo alcançá-lo, nada pode te impedir”. Enquanto Isadora aconselha: “O mais importante é aplicar bem o que você aprendeu e saber que o que está sendo cobrado de você não é novidade”.
Por Comunicação e Marketing | Salesianos Bahia