SALVADOR, Colégio Salesiano do Salvador | Salesiano em seminário internacional de educomunicação

SALVADOR, Colégio Salesiano do Salvador | Salesiano em seminário internacional de educomunicação
27 de novembro de 2018 Por pauloOs Colégios Salesianos de Salvador-BA, representados pela gestora de comunicação do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), Gigliola Sena, e do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), Taiana Gama, representaram a Inspetoria Salesiana do Nordeste no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VII Encontro Brasileiro de Educomunicação (Educom).
O evento aconteceu entre os dias 12 a 14 de novembro, no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP). O tema central foi a “Educação midiática: práticas democráticas pela transformação social”. O Congresso celebrou os 20 anos da teoria da Educomunicação no Brasil.
De Acordo com Gigliola Sena, “foi uma importante oportunidade para compartilhar nossa experiência com projetos, iniciativas criativas e protagonismo juvenil por meio da educomunicação, além de muito aprendizagem e de aprofundamento desta importante teoria de formação juvenil contemporânea, a educomunicação”.
De acordo com o site da atividade, “o II Congresso ocorre vinte anos após a primeira edição, que foi considerada um dos eventos mais importantes na história da área. Desde então, têm ganhado força os estudos sobre a mídia como parte do currículo escolar e os projetos culturais que amplificam a voz de crianças e adolescentes e defendem seu direito à expressão e à cidadania. Essas iniciativas vêm sendo lideradas e apoiadas por agentes da Mídia-Educação e da Educomunicação, dois movimentos que estão ampliando o diálogo e a colaboração entre si”.
Do ponto de vista teórico, pode-se ver claramente as três vertentes e suas divergências em busca de um diálogo: a linha europeia, Educação e alfabetização midiática; a Norteamericana, Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e a latino-americana em que o Brasil lidera, conhecida como educomunicação.
Por Gilgliola Sena