SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Diversidade marca Mostra Cultural 2° e 3° ano

SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Diversidade marca Mostra Cultural 2° e 3° ano
30 de outubro de 2018 Por pauloConstruir a fraternidade, promover a cultura da paz, da reconciliação e da justiça à luz da palavra de Deus, como caminho de superação da violência é o objetivo da Mostra Cultural dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), que ocorreu no dia 27/10. O projeto foi feito a partir de diversas linguagens artísticas como o teatro, o cinema e a música, usando-as para incentivar ações que contenham a violência. O projeto contou com a ilustre presença do Sr. Ivan Ramos, pai de Lázaro Ramos, e com apresentação do grupo Ilê Alyê, representado pela Deusa do Ebano, Jéssica Almeida e uma belíssima apresentação.
O tema da Mostra -“Todos Juntos por uma cultura de paz”- carrega consigo a potencialidade da união de pais, educadores e alunos para combater a violência e suas ramificações. Por isso, o projeto foi idealizado em etapas que constroem, interdisciplinarmente, a tolerância, a inclusão e o respeito à diversidade. Para contemplar, assim, os propósitos da Mostra Cultural, o tema foi subdividido em: “Criança não briga, criança brinca.” (2°ano) e Preconceito/Respeito à diversidade; Personalidades negras que contribuíram para superação da discriminação racial (3°ano).
Nessa ótica, então, a equipe pedagógica pensou em uma ação que fosse além da Escola e que demonstrasse o “espírito Dom Bosco” de ser solidário e empático, para que, dessa forma, o projeto efetivamente pudesse pôr em prática o lema da Mostra Cultural “Em Cristo, somos todos irmãos” (Mt 23,8). Então, foi proposto que os alunos fizessem doações de brinquedos, de forma espontânea, para serem entregues à Escola Mãe Clara – Projeto ASFHIC (Associação Franciscana da Imaculada Conceição).
Nathalia Zimmer, Estagiária
Vinicius Dourado e Mazai, Jovem aprendiz