SALVADOR – Paralela | “Dom Bosco – Pai e Mestre da Juventude”

SALVADOR – Paralela | “Dom Bosco – Pai e Mestre da Juventude”
3 de setembro de 2019 Por pauloA Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), sob a coordenação de Pe. Ildelfonso Mesquita e a direção teatral do professor Jeferson Albuquerque, elaborou o espetáculo “Dom Bosco – Pai e Mestre da Juventude”, apresentado nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório da escola.
O elenco da apresentação, que faz parte do conjunto de homenagens feitas ao Pai e Mestre da Juventude, especialmente no mês de agosto em que é celebrado a data de seu nascimento, é composto por educandos do colégio. Eles, brilhantemente, representaram um panorama da vida de São João Bosco, os desafios do santo desde a sua infância até a fundação da Congregação Salesiana e personagens importantes de sua história, como Dom Cafasso, seu guia espiritual.
As plateias, formadas por alunos de outras turmas e salas, foram sensibilizadas pela arte e profundidade da história de fé e entrega de Dom Bosco. Como afirmou Lucas Romeu (intérprete de Dom Cafasso): “a peça foi muito emocionante, porque pudemos dimensionar o tamanho da persistência de Dom Bosco, mesmo com tantas adversidades”.
O espetáculo proporcionou reflexões muito significativas para os alunos sobre o carisma do santo, manifestado em sonho aos nove anos. Segundo Rafael Sanders (intérprete de Dom Bosco), foi possível assimilar a importância de servir, a partir do exemplo de Dom Bosco. Além disso, a peça serviu como oportunidade para os discentes afirmarem a educação pastoral salesiana como instrumento de transformação como também, para entenderem a conexão entre o Sistema Preventivo de Dom Bosco e a antecipação do bem, já que toda a prática desse Sistema está fundamentada nas Palavras de São Paulo: “A caridade é paciente […] tudo sofre, tudo espera, tudo suporta” (I Cor 13, 4, 7), como afirmou Paula (2008).
Por Nathalia Zimer